Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu sobe duas posições, mas diminui nota em ranking de competitividade

Geral

Foz do Iguaçu sobe duas posições, mas diminui nota em ranking de competitividade

Município avança em índices relacionados à educação e economia, porém despenca em saneamento e qualidade da saúde. Confira a situação em nossos infográficos.

3 min de leitura
Foz do Iguaçu sobe duas posições, mas diminui nota em ranking de competitividade
Foz do Iguaçu é apenas a 14.ª colocada do Paraná na lista. Foto: Marcos Labanca
Publicidade

Foz do Iguaçu ocupa a 105.ª colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios. Na comparação com os dados de 2022, a cidade subiu duas posições, mas viu sua nota média geral diminuir de 55,22 para 53,87, estabelecendo-se apenas como a 14.ª colocada do Paraná na lista.

No levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CPL) em parceria com a Gove Digital e a Seal, o destaque positivo foi o pilar “Qualidade da Educação”, no qual subiu da 95.ª para a 41.ª posição. A cidade também aparece entre as cem melhores nas áreas de “Telecomunicações”, em 30.º lugar, “Economia” (78.º) e “Capital Humano” (81.º).

Publicidade

Por outro lado, a Terra das Cataratas figura apenas na 291.ª posição no quesito “Segurança”, na 271.ª em “Qualidade da Saúde” e na 197.ª em “Funcionamento da máquina pública”. Na área do saneamento, despencou 78 posições, indo da 48.ª para a 126.ª colocação.

O ranking analisou 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia), abrangendo 410 municípios com uma população superior a 80 mil habitantes. Esse recorte representa 7,36% do total de municípios brasileiros, que concentram 60,19% da população do país.

Paraná

Publicidade

O Paraná possui 13 cidades listadas entre as cem mais competitivas do Brasil. Esse é o segundo melhor resultado no país, empatando com Santa Catarina e ficando atrás apenas de São Paulo, que conta com 47 municípios na lista. Além de Curitiba, as seguintes cidades fazem parte dessa lista: Maringá (11.ª posição), Londrina (26.ª), Paranavaí (40.ª), Pinhais (54.ª), Cascavel (55.ª), Francisco Beltrão (58.ª), Pato Branco (62.ª), Toledo (85.ª), Campo Mourão (89.ª), Ponta Grossa (96.ª), Umuarama (97.ª) e Araucária (100.ª). Aqui estão alguns destaques:

– Pinhais avançou oito posições e agora ocupa a segunda colocação no indicador “Saneamento”;

Publicidade

– Pato Branco e Toledo estão entre os cinco mais bem colocados no índice “Acesso à Saúde”;

– Londrina foi classificada em segundo lugar no pilar “Funcionamento da máquina pública”;

– Curitiba também está no top 5 em “Funcionamento da máquina pública”, além de ter registrado crescimento em “Capital Humano”, “Saneamento” e “Inserção Econômica”;

– Paranavaí se destaca na qualidade da educação, com um crescimento de 55 posições em comparação a 2022.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Vacy Álvaro

Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

1 comentário em “Foz do Iguaçu sobe duas posições, mas diminui nota em ranking de competitividade”

  1. Alex

    Mas para o prefeito e seus asseclas está tudo lindo e perfeito na cidade…

Os comentários estão encerrado.