Incêndios ambientais: 2022 começa com aumento de 262% nas ocorrências em Foz

Foto: Marcos Labanca

O 9º Grupamento de Bombeiros registrou 58 atendimentos na cidade nestes primeiros meses do ano.

Aquela cena de vegetação sendo consumida pelo fogo está cada vez mais comum em Foz do Iguaçu. Somente neste ano, até esta quinta-feira (10), foram 58 ocorrências de incêndio ambiental atendidas pelo 9º Grupamento de Bombeiros. No mesmo período do ano passado (de 1º de janeiro a 10 de março) foram 16, o que aponta um crescimento de 262% nos casos em 2022.

Conforme informações extraídas do Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM-CCB), ao todo o 9º Grupamento – que também conta com seções em Medianeira, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu – prestou 110 atendimentos desse tipo neste ano, um aumento de 182% em comparação com o mesmo período de 2021.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

De acordo com a aspirante a oficial Renata Zanetti, do 9º Grupamento de Bombeiros, o aumento se deve principalmente ao baixo volume de chuvas na região. “A seca torna a vegetação muito propícia a entrar em ignição naturalmente pela própria temperatura, sem a ação humana. Às vezes, um pedaço de vidro pode ter efeito de lupa, por exemplo”, explica.

A aspirante relembra os cuidados que a população deve ter para evitar esse tipo de ocorrência. “É sempre importante não jogar bituca de cigarro próximo a vegetações e não queimar lixo em casa ou em terrenos baldios. Essa queima de materiais é um crime ambiental e pode causar prejuízos a edificações vizinhas devido às fagulhas”, recomenda.

Ao observar um foco de incêndio ambiental ou residencial, o morador pode acionar os bombeiros pelo telefone 193. As denúncias de flagrante de crime ambiental podem ser feitas pelo 190. Caso não seja possível identificar o responsável pelo ato, o telefone é o 156.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.