Maringá oferece qualiade de vida aos moradores - Foto: Facebook/Prefeitura

Melhor cidade brasileira para se viver fica no Paraná, mostra estudo

Cascavel, na Região Oeste, obteve a 11ª posição em ranking que reúne os 100 maiores municípios do país.

A consultoria Macroplan escolheu Maringá (PR) como a melhor cidade brasileira para se viver. A indicação é com base no levantamento entre os cem maiores municípios do país, que aponta o Índice de Desafios da Gestão Municipal.

Seis cidades do Paraná estão no rol. Curitiba foi a melhor capital brasileira para se viver e no ranking geral figura na sétima colocação. Localizada na Região Oeste, Cascavel obteve a 11ª posição no levantamento nacional. Londrina (17º lugar), São José dos Pinhais (32º) e Ponta Grossa (39º) completam a lista.

O estudo, que considera quatro áreas essenciais, reúne o desempenho de cidades que congregam, juntas, 83 milhões de habitantes, o que representa cerca de 40% da população brasileira. Na segmentação dos serviços públicos, Maringá teve o quinto melhor desempenho em educação.

“Entre as quatro áreas analisadas, Maringá teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 3ª posição”, informa a apresentação do ranking. “A posição nas outras áreas foi: 5ª em Educação, 5ª em Saúde e 42ª em Segurança”, completa.

Em quatro áreas analisadas, Maringá aparece em três no chamado top 5 das cidades: Saneamento e Sustentabilidade, Educação, Saúde e Segurança – ficando fora da lista das cinco melhores localidades apenas no segmento de segurança.

Maringá tem cerca de 430 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2020 – no último censo, realizado em 2010, eram 357 mil pessoas. A cidade do Noroeste do Paraná foi fundada em 1947.

Acesse o estudo

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1169 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ