Novembro tem à frente dois feriados que caem em dia de semana, sendo um deles feriadão, porque ocorre em uma sexta-feira. Uma das datas será celebrada pela primeira vez, neste ano, como efeméride nacional.
O dia 15, sexta-feira, marca a Proclamação da República, ocorrida em 1889. Faz referência aos primeiros atos de Marechal Deodoro da Fonseca, que marcaram o fim da monarquia e o início da República no país.
Na semana seguinte, em 20 de novembro, quarta-feira, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra estreia como feriado nacional. Vale repetir: feriado obrigatório.
A data foi instituída como feriado nacional no ano passado, após aprovação no Congresso Nacional e sanção do presidente. Antes, a norma valia para seis estados e cerca de 1,2 mil cidades, por meio de leis locais e estaduais.
O 20 de novembro alude a Zumbi dos Palmares, morto em 1695 na resistência contra a escravidão no Brasil. Enfatiza a importância da cultura afro-brasileira, faz referência à história e convoca a sociedade e o poder público a refletir e a agir para eliminar todas as formas de racismo ainda presente na sociedade.
Feriado nacional
Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que torna 20 de novembro feriado nacional. A data contextualiza Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, e o enfrentamento à escravização negra no país.
No Brasil, desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo, norma ainda não efetivada plenamente.
(Com informações da Agência Brasil)
Comentários estão fechados.