Sugestão de legenda: A enfermeira e consultora em amamentação, Ramona Stefani Finato, irá orientar os colaboradores da Panorama Home Center sobre a importância do aleitamento.

Panorama Home Center oferece consultoria em amamentação aos colaboradores

Orientação especializada e gratuita ajuda a esclarecer mitos e incentivar o aleitamento materno.

Para marcar o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Panorama Home Center dá um importante passo ao disponibilizar Consultoria de Amamentação às futuras mamães e papais. A iniciativa pretende encorajar as mães a seguirem em frente na tarefa de amamentar e para que os pais façam parte desse processo. O serviço gratuito faz parte do Programa Panorama Baby, que desde 2019 presenteia os colaboradores que tiveram filhos com um mini enxoval. 

O trabalho será conduzido pela enfermeira e consultora em amamentação, Ramona Stefani Finato, que dará orientações, ensinará técnicas e fará o acompanhamento para favorecer a amamentação. Ela também esclarecerá mitos que atrapalham o aleitamento e causam angústia e desespero nas mães como o de que é  preciso passar bucha no peito durante a gravidez para “calejar” o bico e não sofrer com a amamentação. “Não existe preparo prévio das mamas para amamentação e sim busca por informações que levem a mulher a querer e conseguir amamentar, nosso corpo irá cuidar do preparo”, diz Ramona. Outro mito muito comum é de que se a mulher não tem bico no seio, não poderá amamentar. “Todos os tipos de seios e mamilos são compatíveis com a amamentação, pois o que o bebê precisa abocanhar é uma boa porção da aréola e não o bico em si”, orienta.

Os encontros serão realizados em dois momentos: o primeiro será antes do parto para esclarecer sobre as principais dúvidas e o que pode vir a acontecer durante a amamentação; já o segundo será após o parto quando a enfermeira visitará os pais e ajudará em caso de dificuldade. “Não existe data limite para amamentar”, enfatiza a especialista. Ela explica que o Ministério da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e, posteriormente, seguindo até os dois anos ou mais, até que for o desejo da mãe e da criança. 

Ainda de acordo com Ramona, a média de amamentação exclusiva no Brasil é de aproximadamente 54 dias, bem diferente da recomendação, mas o quanto isso puder ser estendido, melhor. “Enquanto a criança recebe o leite materno, ela ganha anticorpos que a protegerão contra diarreia, alergias e infecções respiratórias. Além de evitar a obesidade”, observa a enfermeira. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Gestante de primeira viagem, a gerente trainee da Panorama Medianeira, Cristiane Santana, descobriu há poucos dias que está grávida de seis semanas e já garantiu vaga no curso, pois quer seguir o exemplo de sua mãe que pôde amamentar ela, sua irmã gêmea e até ser ama de leite de um de seus netos. “Estou ansiosa e tenho certeza de que esse curso irá ajudar eu e meu marido nesse momento de descobertas, melhor ainda é saber que tenho uma rede de apoio não só na minha família e amigos, mas no meu trabalho também”, completou Cris.

A consultoria não é somente para colaboradoras grávidas, mas para namoradas ou esposas dos colaboradores também como é o caso da Juliana que está no nono mês de gestação e terá direito a consultoria ao lado do marido Luiz Becker, supervisor de vendas da Panorama. 

O casal tem uma série de perguntas: como tirar e armazenar o leite? Qual tipo de alimento a mãe precisa comer para gerar mais leite? Quais alimentos podem fazer mal para o bebê durante a amamentação? E uma das mais temidas: o que fazer se o bebê não pegar o peito? As respostas devem vir com o auxílio poderoso da especialista em aleitamento e também da Helena, que deve nascer ainda este mês e tem muito a ensinar aos seus pais

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

Assessoria tem 541 posts e contando. Ver todos os posts de Assessoria

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.