Parque Andradina: grupo promove ação neste sábado (15) para mobilizar a comunidade

A iniciativa do Fórum de Proteção Ambiental de Foz do Iguaçu contará com a apresentação de detalhes do projeto e um almoço beneficente.

Apoie! Siga-nos no Google News

A criação de um parque ambiental próximo à Avenida Andradina é uma reivindicação antiga dos moradores da Região Norte de Foz do Iguaçu. Para mobilizar a comunidade e os políticos locais sobre essa pauta, neste sábado (15) será promovido o evento Unidos pelo Parque Andradina, organizado pelo Fórum de Proteção Ambiental de Foz do Iguaçu.

A iniciativa contará com a apresentação das propostas e projetos para o Parque Andradina, a assinatura da Carta Compromisso Ambiental, uma campanha de conscientização sobre a importância da proteção ambiental, e a participação de autoridades locais, de especialistas em meio ambiente e da comunidade.

Além disso, o grupo promoverá um almoço beneficente no Restaurante Guedes (Av. Andradina, 2971 – Jardim Lancaster II) para arrecadar recursos para auxiliar nos esforços de concretização do projeto. O convite custa R$ 35 por pessoa e ainda dá direito a concorrer ao sorteio da obra de arte intitulada “Rios Aprisionados”, do artista André Crevi.

Sobre o projeto

No local pleiteado pelos moradores para a criação do Parque Andradina corre um trecho do Rio Almada, que nasce na região de Três Lagoas. No ano passado, o acúmulo de lixo doméstico e entulho foi constantemente alvo de denúncias. Para atenuar a situação, a própria comunidade organizou mutirões de limpeza.

A área em discussão pertence ao município, portanto é de interesse público. “A ideia de criar um espaço de proteção ambiental ganhou ainda mais força após a tragédia climática que aconteceu no Rio Grande do Sul. Queremos conscientizar as pessoas da importância de manter esses espaços preservados para que as águas consigam correr por ali”, alerta André Crevi, um dos voluntários do grupo.

Em outubro de 2021, a criação do parque chegou à Câmara de Vereadores por meio de uma indicação do vereador Kalito Stoeckl, mas depois caiu no esquecimento. “Queremos colocar novamente em pauta essa questão”, explica.

A proposta inclui a proteção de várias nascentes, da fauna e da flora locais, além da preservação da mata ciliar do Rio Almada. “A criação do Parque Andradina é um passo essencial para melhorar a qualidade de vida em Foz do Iguaçu, oferecendo um espaço verde de lazer e contribuindo para a preservação ambiental”, afirma Dantas Duarte, membro do Fórum de Proteção Ambiental e um dos organizadores do evento.

Serviço

Unidos pelo Parque Andradina

Data: 15 de junho (sábado), das 11h às 15h

Para mais informações, entre em contato com o Fórum de Proteção Ambiental de Foz do Iguaçu por meio do telefone (45) 99940-0355 (Dantas).

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.