Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Resgatada na Cisjordânia, família está a caminho de Foz

Geral

Resgatada na Cisjordânia, família está a caminho de Foz

Brasileiros passavam férias no Oriente Médio quando o conflito começou.

3 min de leitura
Resgatada na Cisjordânia, família está a caminho de Foz
Família mora há mais de 40 anos em Foz do Iguaçu. Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação

Uma família de oito brasileiros que vive em Foz do Iguaçu foi resgatada, nessa quarta-feira, dia 1.º, na Cisjordânia. Comerciante na Vila Portes, Amer Aziz estava em férias com a esposa, filhos e pais. Eles, que moram em Foz há mais de 40 anos, visitavam parentes quando a guerra entre israelenses e palestinos foi retomada.

Inicialmente, o grupo tentou retornar nos primeiros aviões enviados pelo governo brasileiro para Israel. Como não foi possível, permaneceu na Cisjordânia à espera do resgate. O avião chegou nesta quinta-feira, 2, às 5h30, na Base Áerea de Recife e seguiu para a Base Aérea de Brasília, onde pousou às 8h15.

Publicidade

A família iguaçuense foi resgatada com outras 24 pessoas pela representação brasileira em Ramala. No total, foram retirados da Cisjordânia, nessa mesma operação, 12 homens, 9 mulheres, 11 crianças e 6 idosos.

São 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros, informou o governo federal. A maioria é de Foz do Iguaçu. Após chegar em Brasília, cada família seguiu para a cidade de destino.

Um total de cinco pessoas vai para São Paulo; duas, para Goiânia; uma, para Porto Alegre; três, para Fortaleza; duas, para Brasília; três, para o Rio de Janeiro; duas, para Curitiba; e quatro, para Florianópolis. Três pessoas já estão no Recife.

.

Grupo deixou Cisjordânia com apoio da Embaixada Brasileira. Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação

Em Foz do Iguaçu, a comunidade árabe está preparando uma recepção para a família no Aeroporto Internacional. Ainda não se sabe o horário de chegada do grupo à cidade.

Leia também:

Quantas pessoas precisam morrer para o mundo se manifestar? (h2foz.com.br)

Resgate

Os brasileiros embarcaram no avião da Força Aérea Brasileira nessa quarta-feira, 1.º, no Aeroporto Internacional Queen Alian, em Amã, capital da Jordânia.

O embaixador da Representação Brasileira em Ramala, Alessandro Candeas, disse que o Brasil alugou três veículos, entre ônibus e vans, para transportar o grupo até Jericó. As famílias estavam em 11 cidades da Cisjordânia.

Elas foram levadas para Jericó e de lá cruzaram a fronteira em um ônibus até Amã, em um trajeto de pouco mais de uma hora. 

Candeas informou que os veículos estavam identificados com a bandeira brasileira para evitar bombardeios durante o deslocamento. Placas, rotas e listas de passageiros foram repassadas às autoridades da Palestina e Israel.

Cisjordânia

A Cisjordânia é controlada parcialmente pela Autoridade Palestina, que é reconhecida por Israel. Já a Faixa de Gaza, outro território palestino, está sob o comando do Hamas.

O recrudescimento do conflito na Faixa de Gaza respinga na Cisjordânia, onde assassinatos e confrontos entre palestinos e o Exército israelense têm sido constantes. Colonos israelenses que vivem em assentamentos também têm promovido ataques contra palestinos.

Segundo a Agência Brasil, de 7 de outubro até terça, 31, o número de palestinos mortos na Cisjordânia chegou a 123, incluindo 34 crianças. Outras 2.206 pessoas estavam feridas. Entre os israelenses, o saldo foi de um soldado morto e outros 13 feridos. 

(Com informações da Agência Brasil)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br