A Caminhada do Meio-Dia irá mobilizar Foz do Iguaçu e mais 120 cidades do Paraná contra o feminicídio, cobrindo um terço do estado — no ano passado, ela ocorreu em 103. O número poderá ser maior, já que os municípios ainda podem fazer a adesão.
A ação ocorrerá no próximo 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. É promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com prefeituras e conselhos municipais da mulher.
Caminhada do Meio-Dia
Simultânea, a Caminhada do Meio-Dia simboliza o desejo coletivo e a união da sociedade pelo fim da violência contra as mulheres. Inclusive o horário, 12h, tem um significado e transmite uma mensagem.
“É justamente nesse momento de cuidado e presença que queremos reforçar que as mulheres não estão sozinhas”, expõe a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “A sociedade precisa caminhar junto no enfrentamento à violência e ao feminicídio.”
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei n.º 19.873/2019, em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava. Desde então, a data de 22 de julho se tornou um marco de mobilização em todo o Paraná.
Caminhada do Meio-Dia em Foz
A Secretaria da Mulher de Foz do Iguaçu divulgou que, na cidade, a caminhada terá a concentração na Praça do Mitre, às 11h, saindo ao meio-dia até a Praça da Paz, ambas no centro. O trajeto inclui as avenidas Jorge Schimmelpfeng e Brasil, bem como a Câmara de Vereadores.
“A caminhada é um grito coletivo por justiça, memória e ação. É um chamado à sociedade para não se calar diante do feminicídio e assumir o compromisso de proteger a vida das mulheres”, reitera a secretaria. A orientação é para que as pessoas se vistam com roupas na cor branca.
Adesão dos municípios
Cidades que ainda não aderiram à caminhada podem formalizar a participação até 15 de julho, por meio do formulário disponível neste link. Os municípios que já aderiram são:
Almirante Tamandaré, Altônia, Antonina, Apucarana, Arapongas, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cambará, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Castro, Catanduvas, Centenário do Sul, Cianorte, Colombo, Contenda, Corbélia, Cornélio Procópio, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Entre Rios do Oeste, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Inajá, Indianópolis, Ipiranga, Irati, Itambé, Ivaiporã, Jaguapitã, Jesuítas, Jussara, Lapa, Leópolis, Loanda, Lobato, Londrina, Mallet, Mandaguari, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Mato Rico, Medianeira, Mirador, Morretes, Nova América da Colina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, OAB Cascavel – CMA, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Palotina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Pato Branco, Perobal, Pérola, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Barras, Rancho Alegre, Realeza, Rebouças, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, Roncador, Rondon, Sabáudia, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Inês, Santa Izabel do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Saudades do Iguaçu, Sertaneja, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Terra Boa, Terra Roxa, Tijucas do Sul, Toledo, Ubiratã, Umuarama, Virmond e Xambrê.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)