Desapropriado pelo estado por R$ 74 milhões, o Centro de Convenções deverá passar por modernização, sob novo modelo de gestão. A consulta pública foi aberta pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Parcerias do Paraná (PAR), vinculado à Secretaria do Planejamento (Sepl).
A consulta pública, iniciada nesta quarta-feira, 27, irá receber contribuições da sociedade para o projeto de concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O objetivo é a revitalização e modernização do espaço já existente.
A iniciativa é coordenada pela Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (Ugpar), com estudos elaborados com apoio do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos. A consulta pública fica aberta até 25 de setembro.
Os interessados podem participar por meio de um formulário, aqui. Qualquer cidadão, empresa ou entidade pode contribuir com o projeto.
“O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu é um importante equipamento que faz parte de todo um contexto em que o Governo do Estado está transformando a região em torno de onde será instalado o Centre Pompidou Paraná”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
Centro de Convenções de Foz
Além da consulta pública, haverá uma sondagem de mercado, com inscrições a partir de 1.º de setembro, e audiência pública no dia 18 do próximo mês. Os procedimentos incluirão o envio da proposta a órgãos como Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), antes da licitação.
O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu está localizado de frente para o local onde ficará o Centre Pompidou Paraná. A gestão afirma que a nova estrutura irá consolidar a cidade e a região como destino estratégico de grandes eventos nacionais e internacionais.
O equipamento fica em terreno de cem mil metros e possui área total construída de 32 mil metros quadrados, que será revitalizada. A concessão de uso terá prazo de 30 anos. Está previsto um investimento de aproximadamente R$ 55 milhões, incluindo modernização, gestão, operação e manutenção do espaço.
Espaços do Centro de Convenções:
- Pavilhão Cataratas: 10.270m²;
- Salão Iguaçu: 3.356m²;
- Salão Itaipu: 2.956m²;
- Auditório Naipi: 653m²;
- estacionamento para mil veículos;
- área verde para eventos externos.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)