Em Foz do Iguaçu, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres definiu políticas e elegeu delegadas à etapa nacional. Foram três dias de debates em torno dos eixos mulheres, territórios e cidades.
A finalidade é a construção de um diagnóstico estadual e a proposição de ações intersetoriais voltadas às mulheres em diferentes contextos e realidades. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM).
As 105 delegadas irão representar o Paraná na 5.ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em setembro, em Brasília. Elas levarão as prioridades definidas e fortalecerão o debate no país.
Para o estado, as discussões giraram em torno de:
- criação de políticas de incentivo fiscal e cotas para empresas que promovam mulheres em cargos de liderança;
- implementação do Plano Nacional de Cuidados em nível estadual;
- desenvolvimento de um protocolo psicossocial para acolhimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias; e
- financiamento de projetos liderados por mulheres voltados à justiça climática e educação ambiental.
Políticas para as mulheres
E as propostas de buscar-se um projeto de inelegibilidade de agressores de mulheres para cargos públicos e políticos, bem como a ampliação de serviços públicos de saúde mental para mulheres em situação de violência. Assim como a inclusão de conteúdos sobre gênero e diversidade nos currículos escolares.
“Tivemos a oportunidade de ter um raio-X das mulheres paranaenses, com uma mostra ampla de suas realidades e demandas”, avaliou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “Muitas participaram pela primeira vez de uma conferência e, com isso, trouxeram novas vozes e olhares para a construção de políticas mais assertivas.”
O encontro reuniu lideranças de mulheres, de organizações da sociedade civil e da gestão municipal, de mais de 200 cidades do Paraná. Uma das novidades foi o 1.º Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres, antecedendo a programação da conferência.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)