Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu sedia conferência estadual sobre igualdade racial

GovPR

Contra o racismo

Foz do Iguaçu sedia conferência estadual sobre igualdade racial

Combate ao racismo é a pauta debatida entre poder público, movimentos sociais e comunidades tradicionais.

2 min de leitura
Foz do Iguaçu sedia conferência estadual sobre igualdade racial
Plenária reúne mais de 200 delegados eleitos em conferências municipais - foto: Rafael Barzotto/Semipi-PR
Publicidade

Foz do Iguaçu sedia a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, organizada pelo Governo do Paraná. O combate ao racismo é a pauta debatida entre poder público, movimentos sociais e comunidades tradicionais.

O objetivo é discutir propostas e fortalecer políticas públicas, durante debates temáticos e discussões em grupos. Também serão eleitos os delegados que representarão o Paraná na Conferência Nacional da Igualdade Racial.

Publicidade

Com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) à frente, a conferência tem como foco ampliar o diálogo com os municípios. E construir, de forma coletiva, ações que promovam justiça racial, igualdade de oportunidades e valorização da diversidade no estado.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da abertura, incluindo os 209 delegados eleitos em conferências municipais. Representantes de entidades como Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fizeram exposições.

Igualdade racial

“Esta conferência é uma demonstração de avanço, diálogo e compromisso com ações concretas”, disse a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “Pois o Paraná que queremos é um estado unido pelas mulheres, amigo das pessoas idosas e livre de todas as formas de preconceito, violência e discriminação.”

Publicidade

Para o procurador-chefe da Procuradoria Consultiva de Concessões, Convênios e Parcerias (PCP), Adnilton Jose Caetano, a promoção da igualdade é elemento essencial à consolidação da democracia. “Não há democracia sem justiça racial e reparação histórica”, destacou.

Já o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), Aloísio do Nascimento, ressaltou a representatividade. “É a maior conferência da história, com a participação de 39 municípios e centenas de delegados.”

Publicidade

Homenagem

A professora Clemilda Santiago Neto recebeu homenagem no evento. Ela foi reconhecida pela trajetória dedicada à defesa dos direitos das comunidades tradicionais e pela atuação histórica em prol da igualdade racial no estado.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.

Deixe um comentário