Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Motocicletas até 170 cilindradas deixam de pagar IPVA

GovPR

Motocicletas até 170 cilindradas deixam de pagar IPVA

Lei está em vigor, devendo beneficiar mais de 700 mil proprietários do veículo de duas rodas; hoje, valor médio é de R$ 474.

2 min de leitura
Motocicletas até 170 cilindradas deixam de pagar IPVA
Isenção vale a partir do próximo mês, em janeiro de 2025 – foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade


É lei: motocicletas até 170 cilindradas deixam de pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Paraná. Medida deve beneficiar 732 mil proprietários de motos.

A Lei n.º 22.262 foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). A conta anual já será excluída do orçamento de motociclistas a partir do próximo mês, em janeiro de 2025.

Publicidade

A isenção do imposto atende a uma das demandas de motoboys e entregadores, que ajudam a movimentar a economia. “São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso estado a crescer”, disse Ratinho Junior.

Motocicletas isentas

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) estima que a isenção beneficiará cerca de 77% de toda a frota tributável de motocicletas do Paraná. A média do imposto cobrado desses proprietários é de R$ 474.

O recurso, que deixará de ser canalizado para tributos, fortalecerá a economia paranaense. O dinheiro que seria para o IPVA de motocicletas vai para compra de materiais, alimentos, roupas e outras destinações das famílias.

Publicidade

Outras isenções

A nova lei também isenta do IPVA ônibus, micro-ônibus e caminhões movidos exclusivamente a gás natural – inclui também o biometano. “A ideia é incentivar que os proprietários adotem alternativas mais sustentáveis”, expõe o governo. A isenção também abarca veículos a hidrogênio. As isenções, nesses dois casos, valem até o dia 31 de dezembro de 2027.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.