A diretoria do Centre Pompidou visita o Paraná, com vistas a fazer avançar a implementação do museu em Foz do Iguaçu. Será o primeiro satélite oficial da instituição francesa nas Américas.
A equipe francesa é composta por Julie Narbey, diretora-geral do Centre Pompidou; Gaële de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Internacional e de Negócios; e Florie Yall, diretora de Assuntos Jurídicos e Finanças. São agendas em Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu, conduzidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec).
Na capital, as representantes do Pompidou participaram de uma reunião de trabalho no Museu Oscar Niemeyer (MON) e realizaram visitas técnicas a importantes espaços culturais da cidade.
A comitiva visitará Foz do Iguaçu nesta terça-feira, 29. A incursão inclui a usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Durante a estada, haverá ainda uma nova agenda de reuniões técnicas.
Os encontros irão reunir a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e o poder público municipal. Entre os órgãos, representantes da prefeitura, Fundação Cultural e Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.
“O projeto do Centre Pompidou Paraná está avançando com consistência e dentro dos prazos estabelecidos”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “A visita da diretoria da instituição reforça a confiança mútua e o alinhamento entre as equipes.”
Museu em Foz do Iguaçu
A expectativa é iniciar as obras do museu em Foz do Iguaçu no primeiro semestre de 2026. O investimento previsto pelo Governo do Paraná é de aproximadamente R$ 200 milhões.
Como parte das ações preparatórias para a chegada do Pompidou ao Brasil, está prevista para a primeira semana de setembro a realização de um grande evento. A iniciativa será no local onde o museu será construído.
O museu em Foz do Iguaçu será construído em um terreno ao lado do aeroporto, junto à Rodovia das Cataratas. O projeto é assinado pelo reconhecido arquiteto paraguaio Solano Benítez. A previsão de inauguração é 2027.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)