O novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, da empresa Multilog, obteve a licença ambiental para iniciar a obra. O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação (LI), conforme o Governo do Paraná.
Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a estrutura promete duplicar e modernizar o transporte de cargas na região trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai. Será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277.
A estimativa é a de que três mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o processo. O novo Porto Seco irá substituir o atual, construído nos anos 1980, que já não comporta mais o volume de cargas internacionais.
Novo Porto Seco
Ainda assim, o Porto Seco de Foz do Iguaçu é o maior terminal da América Latina em movimentação de cargas. O projeto da nova unidade inclui área de pátio de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões.
O setor de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada. A estrutura também contará com equipamentos modernos, como balanças de elevada precisão e escâner de cargas.
Os acessos terão sistemas automatizados de pesagem e identificação de veículos. O complexo ainda incluirá um espaço de 1,9 mil metros quadrados destinado aos motoristas, dividido em oito ambientes distintos, conforme o projeto vencedor da licitação.
Quando o novo Porto Seco começar a operar, os caminhões deixarão de passar pelo centro de Foz do Iguaçu, melhorando o fluxo das vias para moradores e turistas. O espaço estará conectado com a Perimetral Leste, futura ligação com Argentina e Paraguai.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Parabéns! Foz sempre em destaque 😃.