Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Novo Porto Seco de Foz obtém licença ambiental para iniciar obra

GovPR

Novo Porto Seco

Novo Porto Seco de Foz obtém licença ambiental para iniciar obra

Investimento de R$ 500 milhões promete duplicar e modernizar o transporte de cargas na região trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Novo Porto Seco de Foz obtém licença ambiental para iniciar obra
Unidade será instalada em 550 mil metros quadrados de área, às margens da rodovia BR-277 – imagem: Multilog/reprodução

O novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, da empresa Multilog, obteve a licença ambiental para iniciar a obra. O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação (LI), conforme o Governo do Paraná.

Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a estrutura promete duplicar e modernizar o transporte de cargas na região trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai. Será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277.

Publicidade

A estimativa é a de que três mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o processo. O novo Porto Seco irá substituir o atual, construído nos anos 1980, que já não comporta mais o volume de cargas internacionais.

Novo Porto Seco

Ainda assim, o Porto Seco de Foz do Iguaçu é o maior terminal da América Latina em movimentação de cargas. O projeto da nova unidade inclui área de pátio de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões.

O setor de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada. A estrutura também contará com equipamentos modernos, como balanças de elevada precisão e escâner de cargas.

Os acessos terão sistemas automatizados de pesagem e identificação de veículos. O complexo ainda incluirá um espaço de 1,9 mil metros quadrados destinado aos motoristas, dividido em oito ambientes distintos, conforme o projeto vencedor da licitação.

Quando o novo Porto Seco começar a operar, os caminhões deixarão de passar pelo centro de Foz do Iguaçu, melhorando o fluxo das vias para moradores e turistas. O espaço estará conectado com a Perimetral Leste, futura ligação com Argentina e Paraguai.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    4 comentários em “Novo Porto Seco de Foz obtém licença ambiental para iniciar obra”

    1. Éles Francisco de Oliveira

      Parabéns! Foz sempre em destaque 😃.

    2. Jeferson

      Essa área é de santa Terezinha não de foz

    3. Ale

      Aleluia. E que seja feito já pensando em futuras ampliações, que serão necessárias com o aumento do movimento.

    4. Guilherme Wojciechowski

      O convite para o lançamento da pedra fundamental traz a seguinte localização: BR-277, KM 723 – Arroio do Leão no Bairro Alvorada, Foz do Iguaçu. Bem próximo ao limite entre os dois municípios.

    Os comentários estão encerrado.