O Paraná integra o grupo dos dez estados brasileiros mais comercializados pelas principais operadoras de turismo do país. O dado consta no Anuário Braztoa 2025, elaborado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com base nas vendas de mais de 50 empresas do setor.
Na comparação com o levantamento anterior, o estado avançou no ranking e teve como principal destaque Foz do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu subiram da quarta para a terceira posição entre os atrativos nacionais mais vendidos aos turistas brasileiros, ultrapassando os cruzeiros marítimos.
O anuário reúne informações de operadoras com atuação nacional e internacional, entre elas CVC, Azul Viagens, Trend, Schultz, BRT, Abreu, Europlus e FRT.
No mercado internacional, o desempenho também foi positivo. As Cataratas do Iguaçu lideraram a lista dos atrativos brasileiros mais vendidos aos turistas estrangeiros, enquanto Foz do Iguaçu ficou na segunda posição entre os destinos receptivos mais comercializados.
Destinos mais vendidos
Segundo a presidente-executiva da Braztoa, Mariana Figueiredo, os resultados refletem a consolidação do estado como destino turístico. “A presença do Paraná entre os dez mais comercializados e o avanço das Cataratas mostram a força e a diversidade da oferta turística paranaense”, afirmou.
Inseridas no Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas são Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Em 2025, o parque recebeu mais de dois milhões de visitantes, sendo mais de 900 mil estrangeiros, reforçando a importância de Foz do Iguaçu para o turismo brasileiro.
(Com informações da Agência Estadual de Turismo)


