Paraná retirou de circulação mais de 400 toneladas de drogas no ano

Estado foi o segundo em apreensões no país; média foi de 1,3 tonelada de ilícitos confiscados por dia.


O Paraná retirou de circulação 444 toneladas de entorpecentes entre janeiro e novembro de 2024. A montanha de produtos ilícitos colocou o estado no pódio nacional em apreensões.

Foi o segundo maior volume do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso do Sul (534 toneladas). Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sisnep).

O trabalho das forças de segurança pública perfaz uma média de 1,3 tonelada de drogas retiradas de circulação por dia no Paraná. O estado respondeu por um terço do total das apreensões feitas em todo o país no ano.

Drogas apreendidas

O volume representa um aumento de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 12.361 ocorrências no ano, uma média de 37 por dia e 9,5% a mais que no mesmo período de 2023, quando foram registradas 11.284.

VÍDEO:86 anos do Parque Nacional do Iguaçu: rumo aos 100 🥳💚!
Clique no play para assistir!.

“O Paraná se destacou neste ano. Em 2023, já tivemos um bom volume de apreensões, mas 2024 foi melhor ainda”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “Somos o segundo estado com o maior número de apreensões de drogas, também o segundo com mais cumprimentos de mandados de prisão”, completou.

Por tipo de droga, as apreensões recordes no Paraná representaram:

  • maconha: 436 toneladas – mais de duas vezes o volume somado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  • cocaína e craque: 7,4 toneladas.

O pico de apreensões em território paranaense foi em junho, com quase 78 toneladas de entorpecentes apreendidas por policiais estaduais, federais e guardas municipais.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.