Menos de uma semana após a liberação ao tráfego, a Perimetral Leste de Foz do Iguaçu já foi utilizada por 10.044 veículos, segundo levantamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
- DNIT determina o fechamento da Perimetral Leste em Foz ao Governo do Paraná
- Ratinho Junior entrega Perimetral Leste e anuncia início do uso
Entregue na última quinta-feira, 11, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a nova via começa a cumprir o papel de reduzir o fluxo de veículos pesados na área central da cidade, considera o governo. Com 14,7 quilômetros de extensão, a Perimetral Leste conecta a BR-277 à Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, que está pronta.
O objetivo é desafogar o intenso movimento, especialmente de caminhões, na Ponte da Amizade, atualmente a fronteira terrestre mais movimentada do país. O investimento total atualizado na obra ultrapassa R$ 443,9 milhões, conforme o Governo do Paraná, dos quais cerca de R$ 86,8 milhões foram repassados pelo estado.
A obra é realizada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). A execução e a fiscalização ficaram sob responsabilidade do DER/PR.
Perimetral em Foz do Iguaçu
Além da pavimentação, o projeto contempla duas novas aduanas para a Receita Federal e órgãos de fiscalização, bem como seis viadutos que reorganizam a circulação de veículos. A estrutura é considerada essencial para a futura operação plena da Ponte da Integração.
A nova rodovia fronteiriça foi entregue durante solenidade em um dos trechos da via, na presença de autoridades estaduais e municipais. O Governo do Paraná afirma que a responsabilidade de abrir a via é do estado, por meio do DER.
Já para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a via é federal e foi aberta para o trânsito sem atender a itens técnicos de segurança e orientação viárias. O órgão pediu o fechamento da Perimetral Leste.
A medida foi tomada horas depois da divulgação de um relatório do próprio DNIT e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com base em uma vistoria feita na pista e que atestou a falta de condição para o tráfego de veículos.



Deixe um comentário