Parte da implantação do Centre Pompidou Paraná, o museu de Foz do Iguaçu ativará pavilhão temporário para oficinas e outras atividades. A programação para a comunidade será de 4 a 6 de setembro.
O início da construção do edifício está previsto para o primeiro semestre de 2026. O equipamento será erguido por meio de parceria entre o estado e a instituição francesa, com aporte de R$ 200 milhões do Governo do Paraná.
As atividades, em setembro, reunirão oficinas com estudantes e comunidade local, bem como uma palestra com Solano Benítez, que assina o projeto do museu. E haverá uma apresentação pública do projeto arquitetônico final.
Pompidou: museu em Foz
Para o detalhamento do projeto, está prevista a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, assim como de Benítez. Essa atividade será sexta-feira, às 19h.
“Essas ações buscam não apenas apresentar o futuro equipamento cultural, mas também criar espaços de troca e pertencimento, fazendo da construção do Centre Pompidou Paraná um processo coletivo e profundamente integrado à região desde sua origem”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
Programação:
- Quinta, 4 de setembro
Das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h
Oficina de confecção de tijolos e participação do processo simbólico de construção do primeiro satélite do Pompidou nas Américas. Atividade voltada às crianças da rede municipal de Educação de Foz do Iguaçu.
- Sexta, 5 de setembro
Das 9h às 12h
Oficina de confecção de tijolos e participação do processo simbólico de construção do primeiro satélite do Pompidou nas Américas. Atividade voltada a estudantes de Arquitetura e áreas relacionadas.
- Sexta, 5 de setembro
Das 19h às 21h
Masterclass com arquiteto Solano Benítez
- Sábado, 6 de setembro
Das 9h às 11h30
3.º Museu Escuta | Centre Pompidou Paraná
Tema: Arte como prática de existência: subjetividades e territórios vivos
Um espaço de escuta, troca e construção coletiva, com a presença da secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e da equipe de implantação do museu. Inscrições em: bit.ly/47sbmGj.
- Sábado, 6 de setembro
Das 14h às 16h e das 16h30 às 18h30
Oficina de confecção de tijolos e participação do processo simbólico de construção do primeiro satélite do Pompidou nas Américas. Atividade voltada para toda a comunidade. Inscrições: bit.ly/46YlXsC.
Local: pavilhão temporário do Centre Pompidou Paraná — Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções — Foz do Iguaçu
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)




