Os preços de alimentos voltaram a cair em janeiro no Paraná, com a maior redução verificaa em Foz do Iguaçu. O levantamento é do Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas).
A retração nas cidades analisadas foi de 0,07% emjaneiro, a terceira queda consecutiva. Esse resultado ajudou o IPR acumulado em 12 meses, que agora registra queda ade 0,45%, o menor resultado para essa métrica desde novembro de 2023.
Os dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vinculado ao Governo do Estado.
A queda nos preços foi influenciada pelos subgrupos frutas, leite e derivados e bebidas e infusões. O preço das frutas para o consumidor final caiu 4,71%, puxado, especialmente, pelas seguintes quedas:
- -16,94%: banana-caturra;
- 6,03%: uva;
- 3,63%: melão.
O subgrupo leite e derivados apresentou redução de 1,53%, com quedas de 3,60% em leite integral e de 1,10% em leite em pó.
Foz do Iguaçu
O IPR caiu em todas as cidades analisadas, com Foz do Iguaçu liderando a retração. Assim, os indicadores do Ipardes aferiram as quedas nos preços de:
- -0,55%: Foz do Iguaçu;
- -0,37%: Cascavel;
- -0,20%: Pato Branco;
- -0,17%: Maringá;
- -0,10%: Londrina.
Os aumentos foram em +0,59% em Curitiba e de +0,11% em Ponta Grossa e em Umuarama. Em Guarapuava, o índice ficou estável.
Entre os subgrupos de despesa, Foz do Iguaçu teve queda no preço das frutas de -4,80%. A retração no preço da banana-caturra, por exemplo, retraiu 20,41% nas gôndolas do comércio iguaçuense.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


