A duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), em Foz do Iguaçu, apresenta medição mais recente do andamento da obra, indicador referente a dezembro. Os trabalhos alcançaram 78,24% de conclusão, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
As frentes estão concentradas na nova pista central duplicada e na finalização do viaduto de acesso ao aeroporto. Essa é a última grande obra de arte especial pendente no projeto, informa a gestão estadual.
Além dessas estruturas, seguem em andamento os serviços de:
- pavimentação das vias marginais;
- implantação do sistema de drenagem;
- construção de galerias e passa-faunas;
- sinalização horizontal e vertical;
- instalação de dispositivos de segurança viária.
A obra vai do trecho entre o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu e o trevo de acesso à Argentina, totalizando cerca de 8,7 quilômetros. O projeto prevê duas novas faixas por sentido, com 3m60 de largura cada uma, separadas por barreira dupla de concreto, além de acostamentos internos e externos.
As vias marginais contarão com pista de rolamento de sete metros, passeios para pedestres e ciclovias bidirecionais ao nível da pista ou em formato compartilhado, ampliando a mobilidade urbana e a segurança de quem circula pelo local.
A duplicação inclui ainda viadutos em pontos estratégicos da rodovia: em frente ao Condomínio Ritz Cataratas, no acesso ao bairro Remanso, nas proximidades do museu Movie Cars e no entroncamento com o aeroporto. E uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá.
Rodovia das Cataratas
A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), e a Itaipu Binacional. A administração e a fiscalização dos serviços são realizadas pelo DER/PR.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


