O Governo do Paraná antecipa, nesta sexta-feira, 6, o pagamento do 13.º salário para 287 mil servidores públicos estaduais. São trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas.
O pagamento do direito laboral acontece em parcela única, injetando R$ 2,2 bilhões na economia do estado. O recurso ajuda a fomentar o comércio, serviços e turismo.
Somados, o pagamento de novembro, o décimo terceiro e a antecipação do pagamento da folha de dezembro, no próximo dia 20, chegam a R$ 7 bilhões. Os recursos possibilitam melhor programação do funcionalismo no fim e na virada de ano.
“Permite que os servidores planejem as compras de Natal, as férias e organizem suas contas”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “Tudo injetando um grande volume de recursos na economia paranaense, que cresceu de maneira exponencial em 2024”, diz.
13.º salário
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), responsável pela folha de pagamento dos servidores estaduais, atualmente são:
- 154 mil servidores estaduais na ativa; e
- 133 mil aposentados e pensionistas.
O 13.º é um abono anual, instituído pela legislação trabalhista na década de 1960. Equivale ao valor do salário recebido pelo trabalhador, podendo ser proporcional ao número de meses trabalhados.
Comentários estão fechados.