Com o apoio da Itaipu Binacional, médicos-veterinários têm ajudado os produtores de Arapongas, no Norte do Paraná, a melhorar a produção. Hoje, eles recebem assistência técnica, acompanhamento no campo e acesso a novas tecnologias.
O tema é destaque no 60.º episódio da websérie Investindo em Pessoas, exibida toda semana no canal da Itaipu e nas redes dos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, iniciativa da Itaipu e do Itaipu Parquetec para promover a governança participativa no território. A produção é da Video Up, contratada da Comunicação Social da Itaipu, com apoio da Diretoria-Geral e da Diretoria de Coordenação.
Projeto
Na região de Arapongas, são processados cerca de 40 mil litros de leite por dia, que viram matéria-prima para 34 tipos de derivados lácteos. Parte da produção, inclusive, chega às escolas por meio de iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Leite das Crianças, do Governo do Estado.
Por fim, os índices reprodutivos dos rebanhos também melhoraram, e a renda das famílias atendidas aumentou. Assim, o trabalho reforça a agricultura familiar no campo paranaense.
Assista ao episódio completo no canal da Itaipu no YouTube:
LEIA TAMBÉM: Atletismo em Foz do Iguaçu vira tema de websérie da Itaipu


