O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, recebeu a imprensa de Foz do Iguaçu, na tarde dessa quarta-feira (24), para um bate-papo na usina. A recepção ocorreu no Mirante do Lago, situado na área próxima ao Refúgio Biológico Bela Vista.
Leia também:
Itaipu programa novo leilão de casas da Vila A — confira a data
Para Enio Verri, que renunciou ao mandato de deputado para assumir a diretoria, em 2023, a relação da empresa com sua cidade-sede tem especial importância.
“Foz do Iguaçu tem um papel estratégico para Itaipu”, afirmou. “Nós demos e damos uma grande contribuição para Foz, mas também temos uma grande dívida social com a cidade.”
De acordo com Verri, a construção da usina trouxe grandes oportunidades para Foz do Iguaçu. Por outro lado, com o fim das obras, muitas pessoas permaneceram na região e precisaram encontrar outras fontes de renda, gerando desafios.
Como economista, o atual diretor-geral brasileiro de Itaipu conhece bem essa realidade, pois desenvolveu trabalhos sobre a economia do Paraná.
Investimentos em Foz do Iguaçu
Conforme Verri, atualmente, o pacote de obras e investimentos da binacional em Foz do Iguaçu soma mais de R$ 2 bilhões. “Isso inclui de grandes obras a investimentos menores e mais simbólicos”, apontou.
O diretor citou, por exemplo, o recente anúncio de que Itaipu contribuirá financeiramente para a reforma da quadra da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.
Verri mencionou, ademais, a retomada da construção do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
“A obra da Unila, para mim em especial, tem um simbolismo bastante grande, porque foi o presidente Lula que pediu”, realçou. “Deveremos fazer as primeiras entregas no primeiro semestre de 2026.”
Para a próxima semana, está previsto o anúncio de novos investimentos de Itaipu em Foz do Iguaçu. O anúncio deverá conter pontos como a melhoria da estrutura de recepção dos turistas que visitam a usina, um dos principais atrativos da cidade.


Reforma de quadra de mesquita e construção de campus da unila? Sério isso? Construam UPAS, contratem médicos. Essa esquerda só sabe jogar dinheiro fora!!!
Da buraqueira na cidade ele não 👎 citou!
foz precisa de um hospital regional pois o.pequeno.municipal não tem referência alguma e não suporta o atendimento de um milhao de pessoas que precisa atender todo mês, 9 regional PY Turistas Argentina.. maior até que a regional de Cascavel.
Enquanto isso Itaipu doa equipamento de diagnóstico Pet Scan para hospital em Francisco Beltrão, sendo que em Foz do Iguaçu seria importantíssimo ter um destes disponível. Isso facilitaria a vida de muitos pacientes daqui, que infelizmente precisam viajar para outras cidades para poder utilizar o Pet Scan.