O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, recebeu a imprensa de Foz do Iguaçu, na tarde dessa quarta-feira (24), para um bate-papo na usina. A recepção ocorreu no Mirante do Lago, situado na área próxima ao Refúgio Biológico Bela Vista.
Leia também:
Itaipu programa novo leilão de casas da Vila A — confira a data
Para Enio Verri, que renunciou ao mandato de deputado para assumir a diretoria, em 2023, a relação da empresa com sua cidade-sede tem especial importância.
“Foz do Iguaçu tem um papel estratégico para Itaipu”, afirmou. “Nós demos e damos uma grande contribuição para Foz, mas também temos uma grande dívida social com a cidade.”
De acordo com Verri, a construção da usina trouxe grandes oportunidades para Foz do Iguaçu. Por outro lado, com o fim das obras, muitas pessoas permaneceram na região e precisaram encontrar outras fontes de renda, gerando desafios.
Como economista, o atual diretor-geral brasileiro de Itaipu conhece bem essa realidade, pois desenvolveu trabalhos sobre a economia do Paraná.
Investimentos em Foz do Iguaçu
Conforme Verri, atualmente, o pacote de obras e investimentos da binacional em Foz do Iguaçu soma mais de R$ 2 bilhões. “Isso inclui de grandes obras a investimentos menores e mais simbólicos”, apontou.
O diretor citou, por exemplo, o recente anúncio de que Itaipu contribuirá financeiramente para a reforma da quadra da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.
Verri mencionou, ademais, a retomada da construção do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
“A obra da Unila, para mim em especial, tem um simbolismo bastante grande, porque foi o presidente Lula que pediu”, realçou. “Deveremos fazer as primeiras entregas no primeiro semestre de 2026.”
Para a próxima semana, está previsto o anúncio de novos investimentos de Itaipu em Foz do Iguaçu. O anúncio deverá conter pontos como a melhoria da estrutura de recepção dos turistas que visitam a usina, um dos principais atrativos da cidade.