Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Gestão de informações: Itaipu cria ferramenta com IA e otimiza resultados

Itaipu

Gestão de informações: Itaipu cria ferramenta com IA e otimiza resultados

Ferramenta rastreia dados de diferentes projetos.

2 min de leitura
Gestão de informações: Itaipu cria ferramenta com IA e otimiza resultados
Setor de informática da Itaipu usa IA para facilitar acesso à informações. Foto: Romeu de Bruns/Itaipu Binacional

Publicidade

Uma nova ferramenta, em implantação na Diretoria de Coordenação, que promete agilizar a obtenção de informações, com impactos positivos na produtividade. Trata-se do DC-GPT e funciona como um chat dentro do programa Teams, da Microsoft. Ela foi desenvolvida pela equipe da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional.

De acordo com Mateus Vidal da Silveira, da Assessoria de Planejamento e Coordenação, área demandante do projeto, a ideia é facilitar a obtenção de informações como orçamento, portfólio de projetos, pagamentos, contratos e convênios, entre outras. A inclusão dos dados de cerca de 60 indicadores de desempenho utilizados na diretoria é o passo seguinte. A partir da sistematização e estruturação dos dados, novas informações poderão ser incluídas no sistema.

Publicidade

A ferramenta já vem sendo utilizada por alguns usuários-chave da diretoria e, a partir desta semana, deverá estar disponível para toda a coordenação. “Se o diretor vai a um município e pede uma lista de convênios com aquela localidade, isso demandava um certo tempo para obter. Agora, o DC-GPT fornece instantaneamente dados como objeto, a superintendência, departamento e divisão responsáveis, datas de início e término, percentual executado e saldo de todos os convênios com aquele município”, explica Mateus. 

Esse rastreamento é possível porque o DC-GPT é capaz de acessar informações disponíveis em diferentes projetos. Luiz Carlos Viana Melo, da Divisão de Sistemas, informa que o desenvolvimento levou cerca de um ano, utilizando o serviço de Open AI disponibilizado pela Microsoft Azure, que é o mesmo serviço usado pelo ChatGPT, com a garantia de privacidade de dados. “O chat entrega apenas as informações solicitadas, com os dados armazenados internamente. Ou seja, ficarão disponíveis somente para os colaboradores da Itaipu.”

A gerente do Departamento de Obras e Manutenção, Janine Groenwold, foi uma das primeiras usuárias do DC-GPT e o aprovou. “No departamento, temos uma grande quantidade de contratos e convênios, e a ferramenta ajuda a centralizar as várias informações dos instrumentos e as entrega de uma forma muito rápida, facilitando a comunicação e o acesso à informação”, garante.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Aida Franco de Lima

Aida Franco de Lima é jornalista, professora e escritora. Dra. em Comunicação e Semiótica, especialista em Meio Ambiente.