Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu defende investimentos em pescado para combater a fome

Itaipu

Itaipu defende investimentos em pescado para combater a fome

Diretor brasileiro de Coordenação, Carlos Carboni, participou da abertura do IFC Brasil 2024, que seguirá até hoje (26) em Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Itaipu defende investimentos em pescado para combater a fome
Abertura oficial do evento ocorreu na noite de terça-feira (24). Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Publicidade

Foz do Iguaçu está recebendo, desde terça-feira (24), o 6.º International Fish Congress e Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024), maior evento do setor de pescado no país. A programação seguirá até hoje (26) no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Leia também:
G20 em Foz do Iguaçu movimentará R$ 7,5 milhões na economia local

Publicidade

Itaipu Binacional é uma das apoiadoras do congresso, tendo inscrito mais de 200 pessoas, entre pesquisadores, pescadores, piscicultores e estudantes das temáticas relacionadas à água.

Em sua fala na abertura do evento, o diretor brasileiro de Coordenação, Carlos Carboni, destacou que investir na cadeia do pescado é fundamental para combater a fome e também as mudanças climáticas no planeta.

“O debate acontece em um momento que a gente discute mudanças climáticas e que afeta diretamente a água. Ou na abundância, nas enchentes; ou na falta, com as secas. Esse equilíbrio, a preservação ambiental, é fundamental”, afirmou Carboni.

Publicidade

O diretor ressaltou que Itaipu faz, há décadas, pesquisas com tanques-rede no reservatório da binacional. Recentemente, foi firmado um convênio com o Itaipu Parquetec, no valor de R$ 9 milhões, para o desenvolvimento sustentável de comunidades pesqueiras.

“Também estamos em negociação com o Paraguai para a utilização do reservatório, futuramente, para a aquicultura. Estamos avançando os estudos técnicos de demarcação de áreas, sobre qual modelo utilizar, mas já fizemos uma série de estudos que demonstram que a produção de peixes, se realizada de forma ordenada e com manejo adequado, não traz prejuízo para a qualidade da água”, complementou.

Publicidade

Uma das apostas é quanto à produção de tilápia em tanques-rede, devido à aceitação do peixe entre o consumidor e a possibilidade de ganhos para os piscicultores. Como a tilápia não faz parte do ecossistema local, contudo, há estudos em andamento para avaliar os impactos ambientais.

A grade do IFC Brasil 2024 inclui palestras, debates e feira com a participação de expositores de diversos segmentos. O site oficial do evento é o https://ifcbrasil.com.br/.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.