Itaipu Binacional lançou, na última quinta-feira (26), em Santa Helena, um site público contendo as coordenadas geodésicas de suas áreas na região.
Leia também:
Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial
De acordo com a usina, a plataforma permite visualizar e baixar instantaneamente os dados de latitude e longitude, facilitando o georreferenciamento e a regularização fundiária.

Proprietários de terras vizinhas às áreas de Itaipu, bem como profissionais de georreferenciamento, têm especial interesse nos dados, medidos com grande precisão. A informação auxilia, ademais, prefeituras, universidades, cartórios e outros órgãos da região.
Conforme a assessoria, Itaipu liberou para consulta 10.993 vértices que definem os limites da margem brasileira da binacional, com 1.396,93 quilômetros de extensão.
Henrique Gazzola, gerente da Divisão de Estudos, explica que a iniciativa pretende “proporcionar maior transparência e facilitar a vida dos proprietários e produtores rurais lindeiros”.
Já o líder do projeto, Sergio Dias Alicino, detalha que o trabalho nas áreas de Itaipu começou “há mais de 14 anos e envolveu um grande volume de trabalho de campo e de análise documental”.
As coordenadas estão disponíveis no padrão Sirgas 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), referencial geodésico oficial do Brasil e de outros países do continente.
A criação da plataforma pública integra o programa Itaipu Mais que Energia, que reúne iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
Para ter acesso à plataforma, clique aqui.
(Com informações de Itaipu Binacional)