Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Itaipu lança site público com coordenadas geodésicas da região do lago

Itaipu

Municípios lindeiros

Itaipu lança site público com coordenadas geodésicas da região do lago

Plataforma traz a definição, com precisão, das áreas pertencentes à usina nos limites com propriedades agrícolas no Oeste do Paraná.

2 min de leitura
Itaipu lança site público com coordenadas geodésicas da região do lago
Itaipu mantém áreas de proteção ao redor do reservatório da usina. Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional
Publicidade

Itaipu Binacional lançou, na última quinta-feira (26), em Santa Helena, um site público contendo as coordenadas geodésicas de suas áreas na região.

Leia também:
Na prévia da COP30, Itaipu defende soluções locais e abordagem territorial

Publicidade

De acordo com a usina, a plataforma permite visualizar e baixar instantaneamente os dados de latitude e longitude, facilitando o georreferenciamento e a regularização fundiária.

Exemplo de informação na plataforma de Itaipu.
Exemplo de informação presente na plataforma lançada por Itaipu.

Proprietários de terras vizinhas às áreas de Itaipu, bem como profissionais de georreferenciamento, têm especial interesse nos dados, medidos com grande precisão. A informação auxilia, ademais, prefeituras, universidades, cartórios e outros órgãos da região.

Conforme a assessoria, Itaipu liberou para consulta 10.993 vértices que definem os limites da margem brasileira da binacional, com 1.396,93 quilômetros de extensão.

Publicidade

Henrique Gazzola, gerente da Divisão de Estudos, explica que a iniciativa pretende “proporcionar maior transparência e facilitar a vida dos proprietários e produtores rurais lindeiros”.

Já o líder do projeto, Sergio Dias Alicino, detalha que o trabalho nas áreas de Itaipu começou “há mais de 14 anos e envolveu um grande volume de trabalho de campo e de análise documental”.

Publicidade

As coordenadas estão disponíveis no padrão Sirgas 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), referencial geodésico oficial do Brasil e de outros países do continente.

A criação da plataforma pública integra o programa Itaipu Mais que Energia, que reúne iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Para ter acesso à plataforma, clique aqui.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.