A diretoria brasileira de Itaipu anunciou, nessa terça-feira (3), que deu um passo inédito em sua política de inclusão social em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Itaipu entrega equipamentos para catadores no Oeste do Paraná Logo
Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a binacional integrou o adolescente Ryann Mateus Marques de Lima, de 17 anos.
Com deficiência intelectual, Ryann atua três manhãs por semana na Divisão de Microinformática de Itaipu, pelo Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT). Logo
Em paralelo, o jovem participa de aulas na APAE de Foz do Iguaçu e de atividades oferecidas pela Guarda Mirim no contraturno escolar.
Ryann, que sonha em ser ator, vai até o trabalho em Itaipu com o transporte público, fazendo seus deslocamentos de forma independente.
“Aqui, eu aprendo bastante, conheço novas pessoas, consigo ganhar meu próprio dinheiro e ajudar a minha família”, disse o jovem, citado pela assessoria de Itaipu.
Jonara Adriana Oliveira Americo, supervisora direta de Ryann, elogiou o desempenho do adolescente em funções como o cadastramento de equipamentos de informática. “Ele é muito esperto, aprende rápido e já conhece a usina inteira”, afirmou.
Já Leonardo Correa Lugon, diretor-social da APAE de Foz do Iguaçu e funcionário de Itaipu, ressaltou a importância da parceria com a usina.
“Em Foz, ainda não havia iniciativas que permitissem a participação de pessoas com deficiência em programas de aprendizagem. Essa parceria abre novas possibilidades”, explicou. Logo
Capacitação de adolescentes em Itaipu
Desenvolvido pela diretoria brasileira de Itaipu, o PIIT tem parceria com a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu. O objetivo do programa é promover o direito à profissionalização dos adolescentes integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Atualmente, 71 adolescentes frequentam o programa, que já atendeu cerca de sete mil aprendizes desde sua fundação, em 1988. Logo
(Com informações de Itaipu Binacional)

