Com início marcado para este sábado (6), a programação do Natal da Família no Gramadão, organizada por Itaipu Binacional, seguirá até o dia 4 de janeiro de 2026.
Leia também:
Veja como estão os preparativos para o Natal de Itaipu no Gramadão
No período, o evento natalino deverá injetar pelo menos R$ 10 milhões no comércio local, com destaque para os empreendimentos localizados no entorno do parque urbano.
De acordo com Itaipu, o cálculo leva em conta a Metodologia de Impacto Econômico de Eventos, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar de grande, a cifra considera os números para o “cenário conservador”, que poderá ser ultrapassado.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, realçou que as atividades natalinas no Gramadão da Vila A têm dois aspectos fundamentais.
“Primeiro porque decora e ilumina o espaço da comunidade, traz diversas atrações e reforça o espírito natalino nas famílias que visitarem o Gramadão. E também por movimentar a economia, principalmente de pequenos comércios”, analisou.
Itaipu estima que cerca de cem mil pessoas passarão pelo Gramadão até o dia 4 de janeiro, contribuindo para impulsionar comércio e serviços.
Locais como trailers de lanches, sorveterias e pizzarias já trabalham com a expectativa de aumento no faturamento no período da programação de Natal.
À assessoria de Itaipu, Elaine Oliveira e Eiad Abuali, donos de uma sorveteria, confirmaram o otimismo. Conforme o casal, em 2024, “o faturamento durante o período do evento aumentou bastante, ficando entre 300% e 400% acima dos dias normais”.
O fluxo de visitantes no Gramadão deverá impulsionar, ademais, o movimento no Mercado Público Barrageiro, localizado no mesmo bairro. Administrado pelo Itaipu Parquetec, o mercado contará com decoração natalina e programação especial.
(Com informações de Itaipu Binacional)

