Itaipu Binacional atualizou, nessa segunda-feira (15), as cifras dos recursos investidos pela empresa para a conclusão da rodovia Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu.
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De acordo com a hidrelétrica, somente em 2024 e 2025, a diretoria brasileira repassou R$ 70 milhões para a finalização do empreendimento.
No total, Itaipu investiu mais de R$ 340 milhões na obra. O primeiro desembolso, de R$ 31 milhões, ocorreu em 2019. Na atual gestão, iniciada em 2023, a binacional entregou R$ 21 milhões em 2024 e R$ 49 milhões em 2025 (133% a mais que no ano anterior).
A Perimetral Leste integra o pacote de obras estruturantes da Ponte da Integração Brasil–Paraguai. No caso específico da ponte, concluída desde 2023, Itaipu repassou R$ 372 milhões para tirá-la do papel.
A gestão de ambos os empreendimentos esteve a cargo do Governo do Paraná, por meio de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR).
Nesse sentido, Itaipu esclarece que o poder público paranaense atuou “como o executor responsável pela contratação e fiscalização das obras”, mas que o órgão proprietário é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Itaipu Binacional responde exclusivamente pelo repasse dos recursos financeiros. Sob essa estrutura, a empresa não atua na gestão direta do canteiro de obras nem na condução dos contratos de engenharia”, informa.
“Para garantir a continuidade do empreendimento [Perimetral Leste] e consolidar o novo prazo de entrega, o governo federal atuou diretamente na superação dos obstáculos técnicos e administrativos”, complementa a empresa.
“O fluxo financeiro da Itaipu manteve-se assegurado durante todo o período, enquanto os entraves estiveram ligados a fatores externos aos repasses, como readequações de projetos, trâmites de licenciamento, decisões judiciais e questões contratuais”, conclui.
Abertura da Perimetral Leste
A nota emitida pela empresa tem como contexto a liberação da passagem pela Perimetral Leste, ocorrida na semana passada. Na ocasião, o Governo do Paraná organizou um ato sem a presença de representantes de Itaipu ou do governo federal.
DNIT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) questionaram a abertura da via, uma vez que trâmites como a vistoria técnica final de segurança ainda estavam pendentes.
(Com informações de Itaipu Binacional)


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