Entre 1.º de janeiro e 30 de novembro de 2025, Itaipu Binacional produziu 65.318 gigawatts-hora (GWh) de energia elétrica. É o que indicam os dados divulgados pela diretoria paraguaia da usina, destacando os bons índices alcançados.
Leia também:
Itaipu abre processo seletivo para contratar químico ou engenheiro químico
De acordo com o balanço, de toda a energia gerada, 42.160 GWh tiveram como destino o mercado brasileiro. Por outro lado, 23.158 GWh, equivalentes a cerca de 35%, abasteceram a demanda do mercado paraguaio.
Itaipu figura como a principal fonte individual de energia para os mercados do Paraguai e do Brasil. No caso do país vizinho, a produção acumulada até novembro poderia suprir as necessidades paraguaias por cerca de dois anos e meio.
Em novembro, especificamente, Itaipu produziu 6.862 GWh, com 2.406 GWh enviados diretamente ao sistema paraguaio, gerenciado pela Administração Nacional de Eletricidade (Ande).
Outro número importante divulgado pela hidrelétrica tem a ver com a disponibilidade de produção. Conforme as estatísticas, as unidades geradoras (turbinas) de Itaipu alcançaram 96,13% de disponibilidade, superando a meta institucional.
Tal índice está relacionado a menos tempo de manutenção e volumes suficientes de água para manter a casa de máquinas em funcionamento.
Desde seu primeiro giro comercial, em 1984, Itaipu já produziu mais de 3,1 milhões de GWh, entrando no livro Guinness dos recordes como a maior geradora mundial.
(Com informações de Itaipu Binacional)

