Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Trabalho de Itaipu, Parquetec e Sanepar é premiado em evento nacional

Itaipu

Saneamento básico

Trabalho de Itaipu, Parquetec e Sanepar é premiado em evento nacional

Estudo aborda os impactos positivos do saneamento em municípios da Região Oeste do Paraná, na região do lago de Itaipu.

2 min de leitura
Trabalho de Itaipu, Parquetec e Sanepar é premiado em evento nacional
Trabalho conjunto entre as instituições acontece em municípios da região do lago de Itaipu. Foto: Divulgação/Sanepar

Um trabalho conjunto entre profissionais de Itaipu Binacional (IB), Itaipu Parquetec e Sanepar recebeu um prêmio, na última quarta-feira (28), em um evento nacional.

Leia também:
Itaipu testa capacidade de restabelecer energia em casos de apagão

Intitulado “Proposta de Metodologia para Mensuração Econômica dos Benefícios Ambientais da Melhoria de Pequenos Sistemas de Esgoto”, o estudo foi premiado durante o 33.º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Brasília.

O artigo tem como autores Eduardo Lied e Jéssica Froes de Brito Wendt, do Itaipu Parquetec, bem como Murilo Duma (Sanepar) e Daniel Bartiko (IB).

Os pesquisadores desenvolveram uma metodologia para avaliar os benefícios ambientais, monetários e não monetários dos investimentos em saneamento básico.

“A metodologia é uma valiosa ferramenta para evidenciar como as ações da Itaipu são indutoras do desenvolvimento sustentável”, apontou Bartiko, engenheiro ambiental.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento e esperamos que outras instituições possam adotar essa metodologia”, complementou.

A pesquisa ocorreu no âmbito de um convênio entre Itaipu, Sanepar e Parquetec, que inclui investimentos de R$ 184 milhões (R$ 71,1 milhões da binacional).

As melhorias têm como foco os municípios de Itaipulândia, Missal, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Ramilândia e Santa Helena, na região do lago.

As cidades estão recebendo projetos e obras que incluem quatro estações de tratamento de efluentes, assim como 11 estações elevatórias e 150 quilômetros de rede de esgoto.

Em todas as ações, de acordo com Itaipu, há prioridade para tecnologias inovadoras e com soluções baseadas na natureza, de alta eficiência de tratamento.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.