Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu já destinou 600 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Marco Zero

Foz do Iguaçu já destinou 600 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Volume é de doações reunidas pelo Corpo de Bombeiros; tenente Giovane Valenga avalia a corrente de solidariedade que mobiliza a cidade. Confira a entrevista.

3 min de leitura
Foz do Iguaçu já destinou 600 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul
O batalhão dos Bombeiros na Vila A foi transformado em um centro de recepção e distribuição dos donativos - foto: Foto: Murilo Alves Pereira
Publicidade


Um senhor, vendedor de algodão-doce, para na frente do centro que recebe donativos ao Rio Grande do Sul e oferece como ajuda a única coisa que possui no momento: R$ 50. Essa é uma das muitas facetas da verdadeira corrente de solidariedade em Foz do Iguaçu em prol da população do estado vizinho, devastado pelas chuvas.

LEIA TAMBÉM: Ajuda ao RS: campanha do Corpo de Bombeiros é prorrogada

Publicidade

Esse relato é do primeiro-tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros-Militares, Giovane Fontes Valenga, ao Marco Zero, produção do H2FOZ e Rádio Clube FM 100,9. Ele é oficial-adjunto da Comunicação Social do 9.º Grupamento de Bombeiros, que foi convertido no principal centro de arrecadação de produtos para responder à calamidade no estado gaúcho.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

O recurso do senhor não foi aceito, por certo, porém serve para ilustrar a força da generosidade. “É fora do que a gente esperava. Eu, particularmente, não tinha visto nada igual a esse envolvimento, mas estamos muito felizes de ver toda essa solidariedade”, revelou o bombeiro-militar na entrevista ao vivo.

São aceitas doações de alimentos, água, remédios, itens e produtos de limpeza e higiene, leite em pó, fraldas para criança e idosos. Conforme Giovane Fontes Valenga, o Paraná é líder em destinação de doações ao Rio Grande do Sul, e a regional dos bombeiros de Foz do Iguaçu é a do estado que mais envia donativos.

Publicidade
Tenente Giovane Valenga: “Muito felizes de ver toda essa solidariedade” – foto: Divulgação

“Até o momento, são 600 toneladas, só do quartel do Corpo de Bombeiros, que recepciona as doações”, convertido em centro logístico na região, explicou no Marco Zero. O tenente relatou que já foram enviadas 20 carretas, sendo mantida uma média de seis caminhões carregados por dia. “Várias carretas já descarregaram no Rio Grande do Sul, e muitas delas estão voltando para recarregar em Foz do Iguaçu”, frisou.

Ele agradeceu à comunidade e aos empresários, que colaboram com alimentação, tendas e outras estruturas no posto de arrecadação, assim como às transportadoras, que viabilizaram a logística de envio. “Somos uma engrenagem, se não tivesse esse apoio imenso da população não teríamos braços suficientes para fazer, de forma tão rápida, essa triagem, separação e despacho dos caminhões”, concluiu o tenente, destacando a importância dos voluntários que atuam na triagem.

Publicidade

Doações

Há vários pontos de arrecadação de donativos em Foz do Iguaçu. Os três endereços dos Bombeiros são:

  • Avenida Paraná, 5.725, Vila A, em frente à Catedral;
  • Rua Bartolomeu de Gusmão, 1.331, Maracanã;
  • Rua Cláudio Coutinho, 1.160, Morumbi II;

Para ser voluntário na triagem e separação, as pessoas devem comparecer ao batalhão da Vila A, entre 8h e 20h, determinando o tempo destinado à contribuição.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.