AFA conclui espaço terapêutico modelo para atendimento pelo SUS

Inauguração com a presença da comunidade será nesta terça-feira, às 9h, no Bubas; assista à entrevista.

A AFA (Associação Fraternidade Aliança) inaugura o espaço terapêutico modelo para atendimento de crianças, adolescentes e jovens em dependência química e questões de saúde mental. A entrega, com a presença da comunidade, acontece nesta terça-feira, às 9h, no Conjunto Habitacional Bubas.

Detalhes do equipamento, que fortalecerá o sistema público de saúde no município, foram apresentados no programa Marco Zero, do H2FOZ e Rádio Clube FM 100,9. A gestora de projetos da AFA, Suzane Amorim, e a vice-presidente da entidade, Filomena Rubano, concederam entrevista nesse sábado, 23.

Assista:

A conclusão é da última fase de obras do Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli. Os serviços abarcam atendimento técnico e profissional para crianças, adolescentes e jovens, bem como a suas famílias, incluindo terapias integrativas, esportivas e ocupacionais no tratamento.

“Vamos fazer a inauguração de 100% do complexo terapêutico, projeto que começou em 2020, a pedido do próprio município, para atender crianças e adolescentes com demandas em saúde mental, com práticas integrativas e programas de ocupação e renda”, pontuou Suzane. “É uma grande conquista para toda a nossa cidade”, comemorou.

O legado do Padre Arturo Paoli, que encampou inúmeros projetos em prol da população em vulnerabilidade social em Foz do Iguaçu, foi destacado. “Foi um sacerdote italiano profundamente comprometido com os direitos humanos e justiça social. Esse complexo nasceu da inspiração em seu ensinamento, em que o amor e a acolhida são a base de toda mudança”, sublinhou Filomena.

O investimento total da obra foi de R$ 4,9 milhões, pela Secretaria Municipal de Saúde, emendas impositivas da Câmara Municipal, Justiça Federal, Receita Federal e Itaipu Binacional. A proposta é o acolhimento de crianças, adolescentes e jovens de 10 a 18 anos, com necessidades decorrentes do uso, abuso ou dependência química, ou que tenham questões de saúde mental, como ideação de suicídio, depressão e ansiedade.

O Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli fica na Rua Malva Rosa, 145, Conjunto Habitacional Bubas.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Ruth fernandes de souza Diz

    Artur paoli um padre exemplar ,nao sou catolica mas o conheci ,reconheco seu trabalho ,maravilhoso ,porem em uma cidade que recebe milhoes de r itaipu é vergonoso achar que esse valor e grande pra saude ou atendimento especial
    Parabens ao padre Arturo que ja nao esta conosco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.