Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Entidade inaugura estrutura na região do Porto Meira em Foz do Iguaçu

Cidade

Entidade inaugura estrutura na região do Porto Meira em Foz do Iguaçu

Associação Fraternidade Aliança (AFA) concluiu obra do Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli.

3 min de leitura
Entidade inaugura estrutura na região do Porto Meira em Foz do Iguaçu
Complexo fica no extremo sul de Foz do Iguaçu. Ao fundo, o Rio Iguaçu e a cidade argentina de Puerto Iguazú. Foto: Assessoria/AFA

Na próxima terça-feira (26), às 9h, a Associação Fraternidade Aliança (AFA), entidade que atua no bairro Porto Meira, Região Sul de Foz do Iguaçu, fará a inauguração da última fase do Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli.

Leia também:
Entidade de Foz lança roteiros conduzidos por jovens da comunidade

Na ocasião, com a presença de representantes da entidade, autoridades e membros da comunidades, serão oficialmente apresentados locais como o bloco esportivo, a academia, a estufa de plantas e a estação de trabalho.

Considerado referência no Brasil desde antes de sua conclusão, o complexo atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece, além do tratamento tradicional, terapias como acupuntura, ioga e constelação familiar.

São acolhidas crianças, adolescentes e jovens de 10 a 18 anos incompletos, com necessidades decorrentes do uso, abuso ou dependência química, ou que tenham questões de saúde mental, como pensamentos suicidas, depressão e ansiedade.

A primeira avaliação é feita no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), mantido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.

O custo total da obra foi de R$ 4,9 milhões, aportados pela Secretaria Municipal de Saúde, emendas impositivas da Câmara Municipal, Justiça Federal, Receita Federal e Itaipu Binacional, que destinou recursos para a compra e instalação de painéis solares, além de apoio para implantação de serviços, aquisição de equipamentos e contratações.

Estrutura do complexo

A estrutura do complexo da AFA compreende salas administrativas, auditório, espaços para atendimento psicológico, terapias, oficinas de arte e artesanato, e cozinha industrial.

Dentro do complexo também fica a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Anna Lapini (UAI), casa para os acolhidos morarem por até seis meses. Agora, estão prontos o bloco esportivo e a academia do Programa AtivaMente.

Também há estação de trabalho do Programa de Ocupação e Renda, incluindo estufa de plantas, e as instalações que dão suporte ao recém-lançado Programa de Turismo Criativo.

Ocupação e renda

Além da casa de acolhimento que atende toda a cidade de Foz do Iguaçu, a AFA oferece atividades de esporte, cultura e lazer para crianças, adolescentes e jovens que moram na região da entidade.

No total, 22 estão participando do Programa de Ocupação e Renda, e 213 fazem parte das atividades esportivas e terapêuticas.

Em uma das atividades, os participantes cultivam hortaliças e vendem para restaurantes, hotéis e pessoas interessadas. Outras ações em funcionamento são as duas opções turísticas que acabam de ser lançadas: a oficina “Sente com a gente” e a experiência “Somos fraternidade, vem sentir”, em que os jovens conduzem os passeios.

Como conseguir atendimento?

Para buscar atendimento no complexo, as pessoas podem ir diretamente à sede, na Rua Malva Rosa, n.º 145, Conjunto Habitacional Bubas, ou entrar em contato pelo telefone (45) 99935-0325.


Outra opção é procurar o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), localizado na Rua João Holler, n.º 580, no Jardim Guarapuava. Os contatos do Capsi são (45) 3521-9561 (telefone) e (45) 98424-5877 (WhatsApp).

(Com informações da assessoria da AFA)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.