‘O Foguete’: arte impressa com as cores da diversidade da fronteira

Com distribuição gratuita, publicação conecta artista e promove a cultura

Apoie! Siga-nos no Google News

Com distribuição gratuita, publicação conecta artista e promove a cultura. 

Com o objetivo de veicular e fomentar a produção artística e cultural de Foz do Iguaçu e da fronteira, “O Foguete” está na sua segunda edição. Uma das realizadoras da iniciativa, a jornalista Daniela Valiente apresentou a publicação no Marco Zero, programa do H2FOZ e da Rádio Clube FM.

Assista à entrevista:

A edição resgata o simbolismo e a magia do impresso, que tem cheiro, textura e forma. Só por isso, “O Foguete” já merece reconhecimento. Mas a ideia vai mais longe. “Eu e Cleise Vidal conversávamos muito sobre a necessidade de ter esse contato com as pessoas, sobre como usar a arte para essa comunicação mesmo durante a pandemia”, explicou Daniela.

O Marco Zero é um programa conjunto produzido pelo H2FOZ e Rádio Clube FM. Entrevista, opinião, enquete, entretenimento, esporte, cultura e agenda. Todo sábado, das 10h às 12h. Participe do grupo no Whatsapp para receber as novidades.  https://bit.ly/3ws5NT0

“Pensamos muito também na galera que trabalha com arte, o quanto ela foi afetada pela pandemia”, contou. “Todos fomos”, prosseguiu, “mas essa galera foi mais impactada justamente por não ter público, por ser tudo pela internet”, refletiu.

Assim, “O Foguete” foi sendo materializado paralelamente à abertura da Casinha Laranja, um espaço para a arte que fica na Vila Yolanda. “A Casinha Laranja é a base de lançamento do nosso foguete”, brincou Daniela Valiente.

Por seu formato em dobradura, a publicação cabe no bolso. São matérias, artigos e notícias abrangendo todas as formas de arte, da literatura à música. Aberto, em um dos lados do impresso, “O Foguete” é um pôster com a arte de uma artista convidada a cada edição.

Segunda edição da publicação impressa “O Foguete” – Foto: Reprodução/Instagram

“A internet foi a nossa superaliada, mas não visualizamos um produto que ficasse na internet. A gente queria esse conteúdo impresso, para ver, para que as pessoas o pegassem”, expôs a realizadora cultural. “A intenção é ter um informativo com o que está sendo produzido pela galera daqui”, argumentou.

Realização do Coletivo Artérias – Daniela Valiente, Cleise Vidal e Sabrina Menis –, “O Foguete” é distribuído gratuitamente em diversos pontos comerciais e espaços culturais de Foz do Iguaçu. Para conhecer mais, basta acessá-lo no Instagram, em @ofoguete.art.

A Casinha Laranja fica na Rua Irlan Kalischeswski, 404, na Vila Yolanda, e abre de terça-feira a sábado.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.