Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meio Ambiente » Brasil e Argentina realizam operação conjunta nas águas do Rio Iguaçu

Meio Ambiente

Preservação ambiental

Brasil e Argentina realizam operação conjunta nas águas do Rio Iguaçu

Trabalho conta com equipes dos parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), nos trechos acima e abaixo das Cataratas.

2 min de leitura
Brasil e Argentina realizam operação conjunta nas águas do Rio Iguaçu
Trabalho reuniu equipes do Brasil e da Argentina no Rio Iguaçu. Foto: Gentileza/Parque Nacional Iguazú

Guardas-florestais e equipes de fiscalização ambiental do Brasil e da Argentina estão participando, no Rio Iguaçu, de operações conjuntas de patrulhamento.

Lea também:
PF reforça fiscalização na Ponte da Amizade com apoio de cães farejadores

Publicidade

De acordo com a assessoria do Parque Nacional Iguazú (Argentina), os trabalhos acontecem tanto acima quanto abaixo das Cataratas do Iguaçu.

As ações têm como objetivo coibir a prática de crimes ambientais e colaborar com a preservação do ecossistema fronteiriço.

“O desenvolvimento contínuo destas tarefas reforça o compromisso conjunto entre os parques do Brasil e da Argentina para assegurar a preservação dos ambientes naturais e a biodiversidade característica da região o Iguaçu”, informa a unidade de conservação.

“O trabalho conjunto orienta-se à proteção do ecossistema que rodeia o Rio Iguaçu, um espaço compartilhado por dois parques localizados em territórios distintos, mas unidos pelos mesmos objetivos de conservação”, complementa.

Apesar do alto grau de conservação dos parques nacionais da fronteira, há registros frequentes de incursões de caçadores, pescadores e extrativistas. Tais situações ocorrem, principalmente, na Argentina, onde o patrulhamento é tido como mais complexo.

No lado argentino, o Parque Nacional Iguazú está integrado a uma série de parques provinciais e unidades particulares de preservação, formando um corredor ecológico.

Na margem brasileira, por sua vez, o Parque Nacional do Iguaçu está conectado à faixa de preservação do lago de Itaipu. A faixa permite a ligação terrestre e lacustre com o Parque Nacional de Ilha Grande, localizado na região de Guaíra.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.