Moradores de Foz do Iguaçu podem consultar online o dia em que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro. Conforme a prefeitura, no ano passado, o programa recolheu 3.817 toneladas de materiais, que podem ser reaproveitados, evitando o envio ao aterro sanitário.
O município informou que está ampliando a coleta para dois dias da semana em alguns bairros da Região Norte. Isso ocorre com a entrega de duas novas unidades de valorização de resíduos (UVRs), no bairro Cidade Nova e na Vila C, o que aumenta a capacidade de triagem.
Coleta Seletiva
Materiais recicláveis representam geração de renda para os mais de 160 catadores. Eles fazem parte de cooperativas e associações. Atualmente, são nove UVRs, locais onde os materiais são recebidos, triados e embalados para a comercialização, trabalho dos próprios catadores.
O município ainda comunicou que o jingle da coleta seletiva, já conhecido, também volta a ser veiculado pelos caminhões da coleta. O aviso sonoro facilita a disposição de resíduos recicláveis pelos cidadãos em seus bairros.
Os dias em que os caminhões da coleta seletiva passam em cada bairro podem ser conferidos neste link. Moradores ainda podem informar qualquer problema com o serviço pelo site eOuve ou pelo WhatsApp do Programa Municipal de Coleta Seletiva: (45) 3308-2163.
Ampliação na área Norte
A Prefeitura de Foz do Iguaçu está ampliando o serviço de coleta seletiva na Região Norte da cidade, com as novas UVRs e novos caminhões. Assim, o aumento do atendimento de uma para duas vezes na semana será em bairros como a Vila C, Cidade Nova, Porto Belo e parte da Vila A.
“As mudanças visam otimizar a logística, reduzir o deslocamento dos catadores e aumentar em pelo menos 30% o volume de resíduos recicláveis processados”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Idelson Chaves. Os moradores dessas regiões estão recebendo sacos de ráfia do programa e panfleto, completou.