Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Fórum Permanente das Árvores promove monitoramento em Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Fórum Permanente das Árvores promove monitoramento em Foz do Iguaçu

Na manhã de domingo (23), haverá inspeção na microbacia do Rio Almada, Região Norte do município; evento terá atividades mensais até o fim do ano.

2 min de leitura
Ponto de saída para o monitoramento da microbacia, no Jardim Curitibano. Imagem: Google Street View
Ponto de saída para o monitoramento da microbacia, no Jardim Curitibano. Imagem: Google Street View

Criado em 2021, como fruto de parceria entre instituições como o Coletivo Educador, Doc Ambiente, Plante Uma Árvore Foz e Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV), o Fórum Permanente das Árvores terá novidades em sua terceira edição, cujo cronograma de atividades começa já neste fim de semana.

Leia também:
E aí, Foz do Iguaçu? Já ouviu falar da antiga usina do Rio Almada?

No sábado (22), das 14h às 22h, o grupo estará no 1.º Festival da Semente do projeto Horta Comunitária Nova Andradina, no Cidade Nova II. No domingo (23), a partir das 8h30, os participantes se reunirão na Rua Moisés Lupion, no Jardim Curitibano (clique aqui para abrir o formulário de inscrição), para monitoramento da microbacia do Rio Almada.

“O monitoramento participativo de diversas trilhas e ambientes da cidade tem a função de observar a melhora ou piora das condições das áreas destinadas à conservação pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), informando e apoiando o poder público para que tome providências”, descrevem os organizadores.

Cartaz de divulgação do monitoramento
Cartaz de divulgação do monitoramento

Outra ação promovida pelo Fórum é a exposição de parte do Acervo Moema Viezzer, que pode ser visitado de segunda a sexta, na biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em paralelo ao horário de funcionamento do espaço.

Para os próximos meses, estão previstas atividades como palestras, ciclo de capacitação, cinedebates, sarau junino ambiental e mutirão de plantio de árvores, além do encontro anual do Fórum Permanente de Árvores, em setembro, para avaliação, debates e planejamento de futuras ações.

Informações adicionais serão publicadas nas páginas dos organizadores nas redes sociais, em endereços como https://www.facebook.com/observatoriomoemaviezzer e https://www.facebook.com/coletivoeducadorfoz/.

Cartaz de divulgação do evento
Cartaz de divulgação do evento
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.