Foz do Iguaçu recebeu o plantio de seis mil árvores em 2025, conforme balanço das ações ambientais do ano, divulgado pela prefeitura. As espécies nativas foram destinadas para parques e praças, além de 20 nascentes no perímetro urbano.
As ações, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, incluem serviços de paisagismo em avenidas e praças. O órgão também destacou o projeto Adote uma Praça, que teve adesão de 11 empresários, em que a iniciativa privada atua na manutenção de espaços públicos.
A secretaria elencou ainda que foram realizadas ações conjuntas de limpeza de rios e lagos em oito locais, em parceria com entidades, associações comunitárias e setor de serviços urbanos.
Outras iniciativas que fazem parte do balanço do órgão municipal de meio ambiente:
- 15 mutirões de zeladoria urbana;
- triplicação das equipes de serviços de poda e retirada de árvores;
- recuperação de 20 nascentes dentro do perímetro urbano;
- 3.293 atendimentos veterinários de urgência e emergência;
- 17,5 toneladas de ração para cães e nove toneladas de ração para gatos distribuídas; e
- inauguração das unidades de valorização de resíduos (UVRs) da Cidade Nova e da Vila C.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Idelson Chaves, ressaltou que as atividades cobrem toda a cidade. “São ações que envolvem recuperação ambiental, organização dos espaços urbanos, educação ambiental e prestação de serviços, com impacto direto na qualidade de vida da população.”


