Arte do grafite na pegada da conservação da onça-pintada

Artista visual Igor Izy participará do lançamento do projeto Onça Grafiteira, com pintura em escola pública de Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os esforços de conservação da onça-pintada do Parque Nacional do Iguaçu ganham mais um reforço: a arte do grafite de Igor Izy. O artista visual participará o lançamento do projeto Onça Grafiteira, sexta-feira e sábado (24 e 25 de novembro), com a pintura de um mural temático no muro da Escola Municipal Parigot de Souza, em Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM: Visit Iguassu patrocina ação ‘Onça Grafiteira”, do Projeto “Onças do Iguaçu”

A iniciativa é do projeto Onças do Iguaçu, a fim de empregar a arte na sensibilização das comunidades lindeiras ao parque pela proteção das onças. O programa prevê grafites temáticos do maior felino das Américas nos dez municípios vizinhos à unidade de conservação. A ideia é tornar as obras artísticas pontos de referência nas cidades.

O lançamento do projeto em Foz do Iguaçu integrará a agenda ao Dia Internacional da Onça-Pintada, comemorado em 29 de novembro. A criação artística no muro da escola pública terá 7m x 3,5m, além da realização de uma oficina. O público poderá observar de perto o processo de composição em que a arte deixa a sua pegada na proteção das onças.

O medo das pessoas é uma das ameaças ao animal, por isso a importância de atividades para conscientizar e desmitificar o modo de vida do felino. A transformação do temor em encantamento é uma estratégia que envolve a criação de vínculo emocional entre o ser humano e as oncinhas.

E a arte tem o potencial de estabelecer essa ponte, pontua Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu. “Queremos conectar o público, as onças e o parque, dando um senso de pertencimento e de responsabilidade compartilhada por sua proteção, sempre com a visão de transformar as pessoas de espectadores em atores do processo de conservação”, frisa.

Oficina de grafite

Também integra o projeto uma oficina ministrada por Igor Izy, para alunos da Escola Parigot de Souza, na manhã de sexta-feira, 24. A ideia é discutir a conservação da onça-pintada com as crianças, sob a mediação lúdica da arte. “As intervenções artísticas urbanas são cada vez mais comuns nas cidades, e é importante envolver o público infantil na transformação que arte e sustentabilidade promovem”, salienta Yara.

Arte

Nascido no Rio de Janeiro, Igor Izy tem 28 anos, sendo uma referência das artes visuais no país. Atua como muralista e palestrante. É integrado a projetos sociais e organizações não governamentais, e já desenvolveu trabalhos em conjunto com as Nações Unidas, grandes marcas e instituições, além de museus e galerias de arte a céu aberto.

Quem apoia

O projeto Onça Grafiteira tem o patrocínio do Visit Iguassu para trazer Igor Izy e os custos do grafite. O Hotel Bambu apoia com cortesias de hospedagem, e a Let’s Go Travel, na organização e logística. A ação conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação.

Como vai ser

A pintura do mural vai acontecer na sexta-feira e sábado (24 e 25). A criação do painel temático será iniciada na sexta, 24, às 14 horas, e, no sábado, 25, a intervenção irá das 9h às 12h. A Escola Parigot de Souza fica na Rua Benjamin Constant, 493, centro.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.