Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Municípios do Paraná terão recursos de Itaipu para coleta seletiva

Meio Ambiente

Municípios do Paraná terão recursos de Itaipu para coleta seletiva

Diretoria brasileira da binacional investirá em Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) em mais 50 cidades paranaenses.

2 min de leitura
Municípios do Paraná terão recursos de Itaipu para coleta seletiva
Itaipu apoia ações de coleta seletiva desde 2003. Foto: Eduardo Scirea/Itaipu Binacional
Publicidade

A diretoria brasileira de Itaipu comunicou, nessa quinta-feira (25), que destinará recursos para a instalação de unidades de valorização de resíduos (UVRs) em mais 50 municípios do Paraná, além dos 120 já apoiados pela binacional em suas ações de coleta seletiva.

Leia também:
Dengue: Itaipu confirma nova edição de gincana com R$ 300 mil em prêmios

Publicidade

De acordo com Itaipu, os 50 novos participantes foram selecionados entre os 80 que se inscreveram e se enquadraram nos requisitos estabelecidos por Itaipu no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. Os aprovados passaram por uma análise que incluiu visitas de campo de técnicos da binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A expansão das UVRs faz parte de um programa maior, o Itaipu Mais que Energia. Todos os escolhidos receberão apoio da empresa para a estruturação de seus sistemas municipais de coleta seletiva, com expectativa de beneficiar mais de 3,1 milhões de paranaenses.

O pacote inclui o repasse de itens como prensa e esteira, caminhão para coleta, bem como a produção de materiais para campanhas de educação ambiental.

Publicidade

Em 2023, ao completar 20 anos de atuação, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos de Itaipu recebeu o Selo Sesi ODS, que reconhece e divulga práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O programa está alinhado com os objetivos 1 (Erradicação da Pobreza), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Publicidade

Já o Itaipu Mais que Energia, lançado em 2023, expandiu a área de atuação da binacional para todo o estado do Paraná e para 35 municípios de Mato Grosso do Sul. No total, a hidrelétrica passou a apoiar ações em 434 cidades, selecionando iniciativas com foco em áreas como meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento social.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.