Municípios do Paraná terão recursos de Itaipu para coleta seletiva

Diretoria brasileira da binacional investirá em Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) em mais 50 cidades paranaenses.

Apoie! Siga-nos no Google News

A diretoria brasileira de Itaipu comunicou, nessa quinta-feira (25), que destinará recursos para a instalação de unidades de valorização de resíduos (UVRs) em mais 50 municípios do Paraná, além dos 120 já apoiados pela binacional em suas ações de coleta seletiva.

Leia também:
Dengue: Itaipu confirma nova edição de gincana com R$ 300 mil em prêmios

De acordo com Itaipu, os 50 novos participantes foram selecionados entre os 80 que se inscreveram e se enquadraram nos requisitos estabelecidos por Itaipu no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. Os aprovados passaram por uma análise que incluiu visitas de campo de técnicos da binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A expansão das UVRs faz parte de um programa maior, o Itaipu Mais que Energia. Todos os escolhidos receberão apoio da empresa para a estruturação de seus sistemas municipais de coleta seletiva, com expectativa de beneficiar mais de 3,1 milhões de paranaenses.

O pacote inclui o repasse de itens como prensa e esteira, caminhão para coleta, bem como a produção de materiais para campanhas de educação ambiental.

Em 2023, ao completar 20 anos de atuação, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos de Itaipu recebeu o Selo Sesi ODS, que reconhece e divulga práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O programa está alinhado com os objetivos 1 (Erradicação da Pobreza), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Já o Itaipu Mais que Energia, lançado em 2023, expandiu a área de atuação da binacional para todo o estado do Paraná e para 35 municípios de Mato Grosso do Sul. No total, a hidrelétrica passou a apoiar ações em 434 cidades, selecionando iniciativas com foco em áreas como meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento social.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.