Onça do Refúgio de Itaipu brilha duas vezes na telinha da Globo, nesta sexta, 16

Ela vai estrelar no programa “Meu Paraná”, no final da manhã, e depois mostrar seu charme no ‘Globo Repórter’.

Apoie! Siga-nos no Google News

A onça Poty, que durante um ano e meio foi atração para os turistas que visitam o Refúgio Biológico Bela Vista, em Itaipu, será destaque do programa “Meu Paraná”, da RPC, que vai ao ar às 11h45 desta sexta-feira, 16. À noite, marcará presença também também no “Globo Repórter”, que vai ao ar em todo o Brasil.

Poty ganhou nova casa em 3 de fevereiro, e é isto que vai ser mostrado no Globo Repórter: a viagem dela de Foz ao Rio de Janeiro, onde está agora no antigo zoológico, transformado no recém-inaugurado Bioparque.

A onça-pintada melânica Poty, preta como a mãe, Nena, tem um irmão, Pytu, que tem a coloração mais comum à espécie, a de pelagem castanha com manchas pretas na forma de roseta, como o pai, Valente.

Poty e Pytu são irmãos de Cacau, que nasceu em dezembro de 2017, depois de 14 anos de tentativas de reprodução de onça em cativeiro. Ela também é filha de Nena e Valente.

REFERÊNCIA

A cuidadosa transferência de Poty, de Foz para o Bioparque do Rio de Janeiro. Foto Alexandre Marchetti

O Refúgio Biológico Bela Vista é considerado referência em conservação da fauna e da flora regionais. Entre as suas ações, destacam-se o maior programa de reflorestamento do mundo feito por uma hidrelétrica, com mais de 44 milhões de mudas plantadas; e o programa de reprodução em cativeiro de espécies como a harpia, o gato-maracajá, a anta e a onça-pintada, entre outros.

A proposta do Refúgio não é apenas reproduzir os animais em cativeiro, mas garantir a existência de um banco genético vivo desta espécie de onça-pintada, oriunda do bioma da Mata Atlântica. No futuro, espera-se que seja possível fazer a reintrodução dos animais na natureza. Esta reinserção envolverá diversas instituições.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.