O Parque Nacional do Iguaçu compartilhou, nessa quinta-feira (28), mais um vídeo de aparição de onça-pintada na área de visitação pública da unidade.
Leia também:
Onça-pintada batizada no Brasil é avistada em parque na Argentina
De acordo com a assessoria, o registro ocorreu na noite de quarta-feira (27), na Ciclovia das Cataratas. Paralela ao trecho interno da BR-469, a ciclovia vai da entrada do parque até o início da trilha panorâmica das Cataratas do Iguaçu.
Nas imagens feitas pelo motorista Nadir Ferreira de Carvalho, a onça Cacira está deitada tranquilamente na pista. Acordada pela interação com os seres humanos, ela se levanta e retorna para dentro da mata.
A fêmea está entre os exemplares já registrados nos trabalhos de monitoramento feitos pelo Projeto Onças do Iguaçu. Recentemente, Cacira teve um filhote, chamada de Uyara pelos pesquisadores.
Atualmente, cerca de 80 onças vivem no corredor de florestas formado por áreas de preservação no Brasil e na Argentina. O território inclui os parques nacionais Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), bem como outras reservas públicas e particulares.
Vale lembrar que esses felinos costumam evitar o contato com humanos. No Parque Nacional do Iguaçu, a maioria dos relatos de avistamentos ocorre fora dos horários de visitação, principalmente à noite.
Para prevenir atropelamentos de animais, a circulação de veículos no interior da unidade de conservação possui várias restrições. Só podem entrar, por exemplo, motoristas previamente cadastrados, monitorados com GPS durante o trajeto.
O acesso à Ciclovia das Cataratas, local do avistamento noturno da onça, já está incluído no ingresso do Parque Nacional do Iguaçu. Para quem não possui bicicleta, a concessionária Urbia Cataratas tem serviço de aluguel de modelos manuais e elétricos.