Crianças de 6 a 10 anos podem participar da sexta edição do Clubinho Guardiões da Mata Atlântica. O programa educativo é promovido pelo Parque das Aves e promove uma conexão direta com o bioma por meio de experiências práticas, lúdicas e imersivas. As atividades ocorrem uma vez por mês, aos sábados à tarde, totalizando nove encontros entre março e novembro.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves tem o melhor janeiro de sua história
Ao longo do programa, as crianças participam de uma jornada educativa dentro do parque, explorando diferentes espaços e conhecendo, na prática, como funciona o trabalho diário de conservação. Os encontros aproximam os participantes da missão institucional do Parque das Aves por meio de vivências com setores como Veterinária, Bem-Estar Animal, Nutrição Animal, Manejo, Neonatologia e Conservação.
O primeiro encontro de 2026 acontecerá em 28 de março e será dedicado à apresentação do parque e do programa, com a presença das famílias. Já o encerramento está previsto para o dia 28 de novembro, com atividades especiais de celebração, retrospectiva e entrega de certificados.
Vivências práticas
A cada encontro, os pequenos guardiões participarão de atividades nas quais serão estimulados em temas como cooperação, senso de pertencimento e protagonismo infantil. Em suma, os conteúdos abordarão assuntos como o fluxo de energia nos ecossistemas, diversidade de plantas, ameaças à biodiversidade e atitudes individuais para a conservação.
Ademais, as ações também incluirão trilhas educativas, oficinas práticas, jogos cooperativos, atividades de jardinagem, dinâmicas sensoriais e apresentações teatrais.
O programa permite que as crianças acompanhem de perto a rotina de profissionais como biólogos, zootecnistas e médicos-veterinários.
Conforme a coordenadora de Educação para Conservação do Parque das Aves, Talita Sartor, a trajetória do Clubinho demonstra o impacto do projeto. “O fato de chegarmos à sexta edição mostra o quanto o programa foi bem recebido pelas famílias e como ele gera impacto real. A cada edição, observamos crianças mais conscientes, curiosas e engajadas com a natureza, o que nos motiva a aprimorar o Clubinho continuamente”, afirma.
Por fim, ela também ressalta o impacto emocional do programa: “O Clubinho foi pensado para criar vínculos. As crianças se sentem parte do parque, entendem o papel da Mata Atlântica e percebem que suas atitudes fazem diferença. É um aprendizado que ultrapassa o período dos encontros e segue para a vida”, completa.
Material exclusivo e estrutura completa
O investimento no programa é de R$ 1.400, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes. Cada criança recebe brindes como mochila, garrafa squeeze, crachá, mandalas de cores, cards temáticos, fichas educativas, caderno de anotações, lembrança de encerramento, certificado e acesso às fotos digitais dos encontros.
Além disso, estão inclusos dois momentos de lanche por encontro, além de protetor solar e repelente durante todas as atividades.
Regras e orientações importantes
Após a inscrição, é necessário o envio do contrato de prestação de serviços assinado. A organização recomenda que as crianças utilizem roupas confortáveis e levem uma muda de roupa extra.
Serviço
Clubinho Guardiões da Mata Atlântica
Datas: último sábado do mês, de março a novembro, das 13h30 às 17h30 (com exceção do primeiro encontro, que inicia às 13h)
Valor: R$ 1.400 para os nove encontros (parcelamento em até seis vezes)
Por fim, mais informações podem ser obtidas no site https://ingressos.parquedasaves.com.br/

