Na próxima segunda-feira (24), o Parque das Aves participará do 8.º Encontro de Observação de Borboletas com uma ação exclusiva. A equipe promoverá uma atividade especial de ciência cidadã, focada na observação de borboletas no jardim da área Borboletas e Beija-Flores.
LEIA TAMBÉM: Novidade no Parque das Aves: saiba tudo sobre a visita guiada inédita
A atividade acontecerá das 10h30 às 12h e oferecerá participação gratuita para os primeiros inscritos, que receberão a confirmação via WhatsApp. Contudo, há somente 15 vagas disponíveis. Os interessados devem inscrever-se pelo site, por meio do link https://forms.gle/fr5G8Nh2vMxoDsF87.
A ação visa a sensibilizar pessoas de todas as idades para a importância dos lepidópteros, que incluem borboletas e mariposas. Além disso, pretende destacar o papel desses insetos na manutenção dos ecossistemas.
Os participantes usarão o celular para identificar e registrar as espécies. Por isso, é necessário que cada participante leve seu próprio aparelho. O Parque das Aves não fornecerá celulares para a realização da atividade. Contudo, a participação de menores de 18 anos será permitida somente se acompanhados por um responsável maior de idade.
Conservação
Conforme a bióloga e coordenadora do borboletário do Parque das Aves, Juliana Moretti, “a observação de borboletas é uma atividade acessível, encantadora e, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta para o engajamento das pessoas na conservação dos ecossistemas”, afirma.
Essa ação faz parte da programação do Encontro Nacional, que tem como objetivo incentivar a observação de borboletas como uma forma de conexão com a natureza e uma porta de entrada para práticas de ciência cidadã. No Parque das Aves, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o conhecimento sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, por meio da sensibilização e do engajamento do público em atividades ao ar livre.
O Parque das Aves irá disponibilizar a entrada gratuita para os participantes da ação, que poderão explorar as trilhas após a observação.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Por fim, como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na loja de suvenires.
Serviço
O quê: atividade especial de observação de lepidópteros
Onde: jardim da área Borboletas e Beija-Flores, no Parque das Aves — Foz do Iguaçu
Quando: 24 de novembro, das 10h30 às 12h
Valor: gratuito
Inscrições: https://forms.gle/fr5G8Nh2vMxoDsF87
Vagas: 15 participantes (apenas os primeiros 15 inscritos, que serão informados via WhatsApp)
Requisitos: levar celular próprio; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável

