O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, lançou uma experiência exclusiva e inovadora: a Visita Guiada Pumuckl. O passeio foi cuidadosamente planejado para os visitantes que buscam vivências únicas. A iniciativa tem como objetivo aproximar as pessoas das belezas da Mata Atlântica e dos bastidores do atrativo.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves abre inscrições para Colônia de Férias; saiba como participar
Educadores bilíngues conduzem a visita diariamente às 8h30 e às 13h30. Os grupos são limitados ao máximo de dez pessoas para garantir um atendimento personalizado e aprofundado. Em cerca de duas horas e meia, os participantes percorrem a trilha do parque e conhecem histórias e curiosidades que não fazem parte do roteiro tradicional. Ademais, também é possível adentrar áreas exclusivas e presenciar momentos reservados apenas a esse público.
Entre os pontos altos da experiência, profissionais conduzem a contemplação da alimentação de periquitos e araras em espaços exclusivos. Além disso, os visitantes observam de perto o comportamento dessas aves incríveis.
Conforme a gerente de Relacionamento e Negócios, Melissa Correa, a visita guiada “nasce do desejo de oferecer uma experiência única com o parque, conectando os visitantes à grandiosidade da Mata Atlântica e ao cuidado diário que temos com cada animal, além de proporcionar a contemplação de atividades de maneira exclusiva aos visitantes”, destaca.
Experiência gastronômica com PANCs
Durante a visita, os educadores convidam os participantes a degustar pratos com plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Elas são o ingrediente central da proposta gastronômica do passeio. A degustação valoriza e reforça, sobretudo, a conexão entre a biodiversidade e a sustentabilidade.
Melissa reforça que esse momento é uma celebração da riqueza natural da Mata Atlântica e do compromisso do local em promover experiências que sensibilizam e transformam. “Ao proporcionar uma experiência gastronômica com produtos preparados em nosso complexo gastronômico, aproximamos ainda mais os visitantes da diversidade de sabores, cores e aromas que nosso bioma nos proporciona.”
Por que Pumuckl?
A família Croukamp, fundadora do Parque das Aves, escolheu o nome da visita em homenagem ao papagaio-do-congo que marcou a história do atrativo. Pumuckl foi o primeiro papagaio da família, que vivia na Namíbia. O convívio com a ave despertou uma paixão profunda por aves, que levou a família a fundar o parque em Foz do Iguaçu.
De acordo com a doutora Anna Croukamp, fundadora do Parque das Aves, essa é uma forma de homenagear alguém muito especial para a família. “O Pumuckl foi um primeiro papagaio que fez parte da nossa vida, e foi com ele que nasceu o sonho de criar um espaço dedicado às aves. Compartilhar essa história com os visitantes, por meio dos relatos dos educadores, é reviver memórias afetivas que nos acompanham desde o início”, ressalta.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves é um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica. É o atrativo mais visitado do Paraná depois das Catarata e completou 31 anos de atuação em 2025.
Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do parque por meio da visita, consumo nos restaurantes e compras na loja de suvenires. Consulte os valores do novo passeio e o adquira pelo site.

