Parque Nacional do Iguaçu: aberta consulta pública para modelo de concessão

O parque tem como principal atração as Cataratas do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca

Contribuições podem ser enviadas até 27 de maio, por meio de um cadastro na internet; acesse-o.

O Ministério do Meio Ambiente informou a abertura, nesta terça-feira, 27, da consulta pública para a proposta de concessão do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). As contribuições da sociedade devem ser enviadas até o dia 27 de maio, por um formulário na internet, disponível em web.bndes.gov.br/pesquisa/index.php/838467.

Com as Cataratas do Iguaçu como a sua principal atração, a unidade de conservação fica no Oeste do Paraná, compartilhada pelo Brasil e Argentina. O parque detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade e mantém ações de proteção dos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul e de espécies ameaçadas, como a onça-pintada.

Segundo o órgão, a estimativa é chegar a cerca de R$ 500 milhões em infraestrutura no parque com o certame. Os investimentos operacionais são estimados em R$ 3,6 bilhões. A agenda de concessões busca “potencializar a visitação nas unidades de conservação em todo país”, realçou o ministério.

No Parque Iguaçu, as propostas deverão ser desenvolvidas em cinco anos, abrangendo, entre outros investimentos na infraestrutura:

– estruturação de novos polos de visitação;

– novo sistema de transporte; e

– trilhas para pedestres e bicicletas.

“As concessões permitem que a iniciativa privada possa investir nos serviços de visitação das unidades de conservação”, aponta o Ministério do Meio Ambiente. As concessionárias devem seguir planos de manejo e outras normas definidas pelo governo, além de realizar serviços de monitoramento, segurança e infraestrutura nos parques.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1352 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.