Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Pássaros resgatados no Nordeste ganham novo lar em Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Esforços conjuntos

Pássaros resgatados no Nordeste ganham novo lar em Foz do Iguaçu

Tiriba e periquito integrarão o plantel do Parque das Aves; programa da companhia LATAM transportou gratuitamente as duas aves.

2 min de leitura
Pássaros resgatados no Nordeste ganham novo lar em Foz do Iguaçu
Parque das Aves desenvolve ações de conservação, pesquisa e reprodução em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação/Bamin
Publicidade

Já estão em Foz do Iguaçu um exemplar de tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis) e um de periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus), resgatados no Nordeste.

Leia também:
Argentina apreende casaco de pele de onça-pintada em Buenos Aires

Publicidade

Os animais chegaram à cidade graças ao programa Avião Solidário, mantido pela companhia LATAM. O transporte até a Terra das Cataratas ocorreu de forma gratuita, na ação que já deu novo lar, em 13 anos, a 4,6 mil animais em todo o Brasil.

Publicidade

Em Foz do Iguaçu, o tiriba e o periquito ficarão sob os cuidados do Parque das Aves, para ações de conservação, pesquisa e reprodução.

O tiriba viajou de Ilhéus (BA) à fronteira em cerca de quatro horas, com escala em Guarulhos (SP). Por outro lado, o periquito percorreu o trajeto entre Fortaleza e o aeroporto de Foz em quatro horas e meia, também com conexão em Guarulhos.

Publicidade

Por via terrestre, o deslocamento das aves até Foz do Iguaçu poderia levar até quatro dias. Além disso, o transporte rodoviário implicaria maior desgaste para os animais.

Tiriba-de-orelha-branca

De acordo com a assessoria da LATAM, o resgate do tiriba-de-orelha-branca ocorreu em Uruçuca, no Sul da Bahia, pela equipe da empresa Bahia Mineração (Bamin).

Publicidade

A princípio, o pássaro permaneceu no Centro de Triagem de Animais Silvestres, em processo de recuperação. Uma vez definido o destino, passou por preparação para a viagem e para o processo de adaptação à futura casa em Foz do Iguaçu.

Periquito-de-cara-suja

Já o periquito-de-cara-suja, quando encontrado no Maciço de Baturité (CE), tinha fratura na asa esquerda, devido à colisão contra uma janela.

Durante a recuperação, o pássaro ficou sob os cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará auxiliou o envio para Foz do Iguaçu.

A operação teve, ademais, a parceria da organização ambiental cearense Aquasis, que busca formar uma população de segurança para garantir a continuidade da espécie. A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) também apoiou o processo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário