“Você sabia que nem toda poda é feita pela prefeitura?” Com essa pergunta, a gestão municipal orienta sobre quando e como o morador deve requerer o serviço.
Isso porque há ocasiões em que o pedido deve ser dirigido ao município; em outras, a requisição é feita diretamente à Copel. Em ambos os casos, as intervenções devem seguir a segurança urbana e a preservação ambiental.
Árvore é considerada um bem de interesse comum, com inúmeros benefícos para a coletividade. Por isso, a poda deve ser feita de modo adequado para garantir a saúde da planta.
Árvore livre de fiação
Se o vegetal não estiver perto de fiação, o pedido de poda é para a prefeitura, de forma simples. Basta abrir um protocolo, reunindo:
- documento do solicitante;
- comprovante do imóvel.
O endereço para o procedimento é Rua Benjamin Constant, 244, centro.
Já pela internet, basta acessar o site da prefeitura, clicar em “serviços digitais” e, depois, digitar “Poda de Árvore”. Inicie o processo e preencha as informações requeridas.
A solicitação entra na programação dos serviços públicos. O prazo médio para o atendimento de podas é de 45 a 60 dias, conforme a prefeitura.
Árvore e fiação
Se a planta estiver muito perto ou encostada em fios elétricos, o pedido de poda é para a Copel, indica a gestão municipal. A empresa é responsável pela rede de energia. Nesses casos, a intervenção é feita por motivos de segurança e a fim de evitar interrupção do fornecimento de luz.
O portal da companhia elétrica reúne os canais de uso dos consumidores.


